O download de seis aplicações bancárias selecionadas apenas para telemóveis na Europa atingiu um pico de 26,3 milhões em 2022 para os sistemas operativos Android e iOS, representando um crescimento anual de 54,09% face aos 17,06 milhões de 2021, de acordo com os dados adquiridos pela Finbold.
Entre as aplicações selecionadas, o banco Revolut representou 17,24 milhões e uma quota de cerca de 65% entre os seis bancos. Monzo ocupou o segundo lugar com 3,59 milhões de downloads, enquanto o N26 assumiu a terceira posição com 1,89 milhões.
Em quarto lugar na tabela ficou o Starling Bank, com 1,56 milhões de downloads. Monese ocupou a quinta posição com 1,01 milhões de downloads e o Bunq contou com 979.782, menos de um milhão, assumindo o sexto lugar.
A investigação demonstra a crescente relevância do espaço bancário digital na Europa, que tem transformado a forma como as pessoas interagem e supervisionam as suas finanças. À medida que mais consumidores procuram por soluções bancárias digitais, mais populares se tornam as plataformas fintech.
De acordo com o relatório da investigação: “O número crescente de downloads destaca a rápida expansão do setor fintech na Europa, sendo os bancos móveis atores significativos na indústria. O crescimento tem sido acompanhado pelo investimento substancial de capitalistas de risco, o que tem sinalizado confiança no espaço enquanto impulsiona a adoção da banca digital”.