Os serviços de atendimento ao cliente são cada vez mais omnicanais e é inegável que os serviços e aplicações de instant messaging têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos, tanto do lado do consumidor como do lado das empresas que prestam serviços de atendimento ao cliente. Recentemente, o Facebook anunciou a criação de chatbots, programas de conversação automatizada que têm como última finalidade que o Messenger substitua os contact centers das empresas.
Mas como é que se pode melhorar os serviços de atendimento ao cliente com recurso a estas tecnologias? Recentemente a Vocalcom publicou no seu blog um artigo em que explica de que forma se pode tirar partido dos chatbots para melhorar a experiência dos clientes. Partilhamos algumas dicas consigo.
Personalização
Os chatbots são uma boa forma de personalizar o atendimento ao cliente, já que estas tecnologias têm a capacidade de, por exemplo, fazer recomendações personalizadas para determinado cliente de acordo com as suas preferências. Para além disso, para as empresas de e-commerce, em particular, os chatbots podem ser uma boa forma de gerir todas as transações.
Eficiência
A automação e a inteligência artificial são uma boa forma de garantir um serviço mais rápido e eficiente. Os ‘operadores humanos’ continuarão a ser essenciais para tarefas mais complexas, contudo, em alguns setores a gestão do serviço ao cliente por chatbots pode ajudar a diminuir os tempos de resposta e, claro, os custos.
Novas gerações são adeptas destas formas de comunicação
As novas gerações são adeptas dos smartphones e de aplicações, sobretudo quando têm que contactar alguma empresa prestadora de um serviço ou realizar uma compra. Marcas como a Sephora e a H&M já adotaram estas ferramentas para oferecer um atendimento mais rápido e personalizado e se a sua empresa quiser chegar a estas novas gerações também terá que o fazer.