O objetivo deste novo centro é, de acordo com a PT, “dotar os ativos humanos de competências mais ajustadas às exigências profissionais atuais e aumentar os níveis de qualidade do serviço e a eficiência do desempenho dos técnicos no terreno”. Assim, a PT espera formar em média 100 técnicos por ano.
No Centro de Formação e Certificação Técnica dos Açores, será conferida habilitação técnica em telecomunicações a colaboradores e service providers PT, e aos alunos dos cursos profissionais ou de especialização tecnológica, de níveis 4 e 5, da ENTA, que passarão ao abrigo do protocolo agora celebrado com a PT será oferecida a oportunidade de aprofundar, consolidar e certificar os seus conhecimentos académicos em contexto laboral numa empresa.
Nos Açores, entre 2007 e 2012, foram realizados 153 estágios e contabilizadas 112 600 horas de formação, das quais 24% em estágios curriculares e 76% em estágios profissionais, alinhados com a Academia PT, pela qual passaram, até 2010, mais de 30 estagiários oriundos de toda a Região. Atualmente, a Academia PT integra três turmas incorporando 25 estagiários, 56% dos quais com habilitações equivalentes a licenciatura.