Construir uma relação de longo prazo com um cliente não é tarefa fácil, sobretudo num mercado cada vez mais concorrencial. De acordo com a Entrepreneur, muitas empresas falham porque não reconhecem a importância de um bom serviço ao cliente e estão demasiado focadas na angariação de novos clientes em vez de olharem para a retenção daqueles que já estão em carteira.
Mas afinal, como é que se consegue garantir a satisfação e a fidelização do cliente? Segundo a revista, é importante seguir algumas regras.
Trate sempre o cliente pelo nome
Tratar o cliente sempre pelo seu nome é um dos princípios que deve implementar já! É uma prática amplamente utilizada pelos pequenos negócios e que, na verdade, resulta muito bem. Seja numa interação cara-a-cara, por email ou por telefone, habitue-se a tratar os seus clientes pelo seu nome.
Nunca tente reduzir o seu cliente
Seja claro a responder às questões colocadas pelo seu cliente e nunca o tente descredibilizar. Se um cliente não estiver satisfeito e contactar a sua empresa para resolver um problema, não é boa ideia duvidar daquilo que está a ser reportado.
Uma equipa de excelência = um serviço de excelência
Contrate apenas os melhores e aposte na formação regular da sua equipa. Muitas empresas subestimam a importância de contratar apenas os melhores do mercado seja para que posição for, independentemente da hierarquia. Ora a equipa de atendimento ao cliente é quem dá a cara pela sua empresa…Já percebeu o que queremos dizer?