78% das empresas inquiridas na área das telecomunicações acredita que o sector vai crescer em 2009, uma visão optimista que sobe para 89% quando se fala 2010. Para este optimismo contribui o facto de os operadores estarem a adoptar estratégias de combate à crise, nomeadamente com a implementação de programas de redução de custos, aumento do ARPU (average revenue per user) ou a aposta em “pacotes” com mais serviços e ao mesmo preço.
Segundo a Deloitte, no sector dos Media, o destaque vai para a necessidade de uma reformulação do modelo de negócio e para a implementação de programas estruturantes de redução de custos (49%). Foram identificadas mudanças ao nível da produção de conteúdos, como a tendência para a unificação de redacções, tanto ao nível do online como offline, e a criação de núcleos por temas a produzir para multimarcas e multimeios.
Foi igualmente descrito o crescimento do outsourcing de conteúdos e a sua especialização, tanto na imprensa como na televisão, e a descida do preço dos conteúdos, nomeadamente ao nível dos direitos de transmissões desportivas e conteúdos de entretenimento.
O estudo realça ainda o aumento da interactividade do televisor que substitui em parte o PC em casa para a função de entretenimento.