A Cisco alargou o seu acordo de colaboração com a Microsoft no segmento de Cloud e data center através da disponibilização de uma nova plataforma tecnológica conjunta. A plataforma foi concebida para acelerar a oferta de serviços e facilitar a adesão dos fornecedores de Cloud à Intercloud, a maior rede mundial de ambientes Cloud interligados.
“Os serviços Cloud de última geração requerem profunda compatibilidade entre hardware, software, rede, armazenamento e computação. Assim, os fornecedores Cloud devem assumir a complexidade e o custo de integrar as camadas de infraestrutura e aplicação necessárias para oferecer novos serviços Cloud ao mercado. Para responder a este desafio, a Cisco e a Microsoft acabam de apresentar a Arquitetura Cloud Cisco para a Plataforma Cloud Microsoft, uma solução integrada que ajuda os fornecedores de Cloud a simplificar as operações e facilita a rápida distribuição de serviços ao mesmo tempo que reduz custos”, explica a Cisco numa nota enviada às redações.
A nova plataforma conjunta da Cisco e da Microsoft proporciona uma base para que os fornecedores Cloud possam ir além da tradicional oferta de Infrastructure as a Service (IaaS) e criar soluções combinadas que acrescentam as ofertas Platform as a Service (PaaS) e Software as a Service (SaaS).
Esta solução disponibilizará bibliotecas de gestão de políticas pré-definidas que ajudam os fornecedores Cloud a implementar aplicações de forma mais rápida e com uma gestão de políticas consistentes. Além disso, o Microsoft System Center 2012 R2 está agora integrado com a solução Cisco Unified Computing System (UCS) Manager.
Nick Earle, Vice Presidente Sénior de Cloud e Managed Services na Cisco, refere que “queremos que os nossos parceiros evoluam connosco para oferecer serviços Cloud de última geração. A colaboração com a Microsoft permite-nos proporcionar uma arquitetura Cloud estreitamente integrada e centrada nas aplicações que ajudarão os nossos parceiros a acelerar a comercialização de inovadores serviços Cloud híbridos aos seus clientes.”
Já Aziz Benmalek, Diretor Geral Mundial de Hosting Service Providers na Microsoft, explica que “a Cisco e a Microsoft já mantêm uma estreita colaboração nos segmentos de Cloud e data center. Agora, alargamos esta colaboração com uma solução conjunta que permitirá aos nossos parceiros comuns oferecer serviços com maior rapidez, reduzir custos e acelerar a geração de receitas com uma inovadora plataforma preparada para a Cloud que integra a Cisco ACI com a Windows Azure Pack. Juntos, estamos a ajudar os nossos parceiros a evoluir ao mesmo ritmo que a procura, respondendo com rapidez à necessidade dos clientes finais.”