A Amazon lançou uma nova funcionalidade, chamada “Interests”, que visa aprimorar a experiência de compra dos seus utilizadores através de recomendações personalizadas baseadas em Inteligência Artificial (IA).
Esta ferramenta permite que os clientes insiram descrições detalhadas, a partir de uma linguagem natural, para descobrirem produtos alinhados com os seus gostos, interesses ou passatempos.
Com o “Interests”, os utilizadores podem ainda definir preferências específicas, como limites de preço, assim como podem ser notificados sobre produtos relevantes que sejam do seu interesse, produtos disponíveis, reposições de stock e promoções.
Por exemplo, ao inserir o comando “produtos de cuidados de pele adequados para viagem de marcas premium”, a funcionalidade interpreta as palavras “marcas premium” e transforma-as em sugestões específicas dentro da categoria de cuidados de pele.
Inicialmente disponibilizada para um grupo restrito de utilizadores da aplicação móvel nos Estados Unidos da América (EUA), a Amazon planeia expandir o acesso à ferramenta a todos os clientes norte-americanos nos próximos meses.
Segundo a comunicação da Amazon, a nova funcionalidade “é uma das muitas maneiras pelas quais usamos IA, pois queremos tornar as compras mais rápidas, fáceis e divertidas. Continuaremos a procurar formas de aprimorar a nossa experiência de compra, tornando-a mais conveniente e agradável para os clientes”.
De recordar que, além desta ferramenta, a empresa lançou recentemente o “Buy for Me”, uma funcionalidade que permite aos clientes utilizar a aplicação da Amazon para concluir compras em sites de outras marcas, caso esses produtos não estejam disponíveis diretamente no site da retalhista.