Quantcast
Pagamentos

23% das empresas sofreram incumprimentos significativos em 2024

23% das empresas sofreram incumprimentos significativos em 2024 iStock

Em 2024, cerca de 23% das empresas portuguesas registaram incumprimentos significativos por parte dos seus clientes, de acordo com os dados mais recentes do “Estudo de Gestão do Risco de Crédito em Portugal”, promovido pela Crédito y Caución e Iberinform.

O inquérito, realizado junto de gestores de quase 300 empresas de diferentes dimensões e setores, revelou um agravamento de quatro pontos percentuais face ao ano anterior.

 

A deterioração da saúde financeira dos clientes é uma preocupação generalizada: 80% das empresas identificaram sinais de enfraquecimento nos níveis de solvência ou liquidez dos seus clientes. Além disso, a inflação é apontada como fator desestabilizador do comportamento de pagamento e solvência dos clientes por 42% das empresas, uma percentagem ainda muito elevada, mas 28 pontos abaixo da registada há um ano.

O impacto dos custos financeiros também caiu 15 pontos, para 43%, e os custos de energia caíram 17 pontos, para 25%. A surpresa deste ano é a fraca evolução da procura, que passou a ser apontada como fator de risco por 34% das empresas, apesar de praticamente não ter sido mencionada no ano anterior.

 

Outros fatores como as tensões geopolíticas (23%) e os problemas nas cadeias de abastecimento (15%) continuam a influenciar negativamente os comportamentos de pagamento.

Segundo o estudo, as empresas mostram-se confiantes para este ano, com três em cada quatro empresas (75%) a acreditarem que 2025 será uma continuação da recuperação no volume de negócios.

 

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever