A primeira e a segunda fase, concluídas recentemente, implicaram a instalação de 2.970 quilómetros de fibra óptica no país. Quando a terceira fase estiver terminada, Moçambique ficará equipado “com uma das infra-estruturas de fibra óptica mais modernas e extensas de África”, refere a Alcatel-Lucent em comunicado, acrescentando que “irá permitir estabelecer uma interface com os países vizinhos do interior do continente e apoiar o crescimento económico e social do país”.
Na terceira fase, a Alcatel-Lucent irá instalar 2.585 quilómetros de fibra óptica e desenvolver soluções de transmissão óptica para ligar-se às áreas geográficas remanescentes.
A Alcatel-Lucent irá fornecer à TDM uma solução integrada, chave-na-mão, incluindo a sua solução de transporte óptico multiserviços, de ponta, para agregação do tráfego, em conjunto com um extenso leque de serviços, incluindo concepção, consultoria, gestão de projectos, instalação do sistema de fibra óptica, execução de testes, arranque, integração e formação, conclui o comunicado.
… e apresenta Internet da próxima geração
A Alcatel-Lucent fez uma demonstração da próxima geração de acesso fixo e móvel durante o Fórum Mundial da Banda Larga na Europa. A empresa realçou que as tecnologias Long Term Evolution (LTE) e Passive Optical Networking (PON) de nova geração convergem para assegurar um serviço de banda larga de alta velocidade exigente.
Durante a apresentação, no centro de demonstração da Alcatel-Lucent em Paris, a empresa revelou “a capacidade da LTE para lidar com múltiplos fluxos de vídeo em simultâneo, assim como com a rápida mudança de canais”, complementada por uma solução de transmissão 10G GPON de elevada capacidade para uma transmissão segura via fibra óptica”.
A Alcatel-Lucent refere em comunicado que, apesar de as normas 10G GPON ainda se encontrarem em fase de ratificação, está pronta – quando for necessário – para ir ao encontro das exigências de uma maior capacidade nas redes de acesso dos clientes.