Uma das coisas mais maravilhosas da entrada num novo ano é que de repente ganhamos 365 novas oportunidades para lermos aqueles livros que se acumulam na mesa de cabeceira, mas aos quais ainda não conseguimos deitar a mão. Reunimos algumas das obras de Gestão que todos vão andar a ler ao longo deste ano. Partilhamos alguns consigo que tem mesmo que ler!
Dare to Lead – Brené Brown
A autora passou os últimos 20 anos a estudar questões como coragem, vulnerabilidade, vergonha e empatia e acaba de publicar uma obra sobre liderança.
Neste livro, Brené Brown partilha tudo o que aprendeu sobre o tema e partilha alguns planos de ação que qualquer líder pode implementar
The Surprising Science of Meetings – Steven G. Rogelberg
O Professor de Gestão da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, criou um guia para reuniões mais eficazes. Com esta obra conseguirá diagnosticar a qualidade das reuniões que tem andado a ter e implementar algumas medidas para ser mais eficiente.
Be Fearless – Jean Case
Um ‘murro no estômago’ para todos aqueles que se sentem presos a uma carreira que já não os satisfaz. A autora divide o sucesso em cinco princípios – uma grande aposta; riscos arrojados; capitalizar no falhanço; olhar para lá da zona de conforto; e priorizar a urgência em vez do medo. Se precisa de uma dose de coragem, e de otimismo, este livro é para si!
The Age of Surveillance Capitalism – by Shoshana Zuboff
O autor é Professor na Harvard Business School e põe a descoberto algumas das estratégias das grandes empresas de tecnologia, mostrando como estas se têm vindo a imiscuir nas nossas vidas. A obra analisa o impacto destas empresas na economia, na política e na sociedade. Uma leitura que vale a pena.
Digital Minimalism – Cal Newport
O autor é Professor Universitário e explica como podemos diminuir o nosso tempo no mundo digital para nos dedicarmos a atividades com verdadeiro significado.
Why Do So Many Incompetent Men Become Leaders? – Tomas Chamorro-Premuzic
Este livro nasce a partir de um dos artigos mais populares da Harvard Business Review, publicado em 2013, e utiliza exemplos reais para explicar como é que homens que não são necessariamente bons líderes acabam por conseguir essas posições.
Marcus Buckingham é uma espécie de ‘guru’ em gestão e desenvolvimento pessoal e Ashley Goodall é Senior Vice President of Leadership and Team Development da Cisco. Neste livro desfazem alguns dos mitos mais comuns sobre o trabalho.
A palavra ‘Moonshot’ popularizou-se em Silicon Valley por expressar aquele tipo de objetivos que as empresas perseguem de forma agressiva. Neste livro, Safi Bahcall, físico e empreendedor na área da Biotecnologia, analisa a forma como vamos passar a resistir a mudanças radicais em vez de as aceitarmos incondicionalmente.