Quantcast
Branded Content

Entregas sem atrasos e no horário escolhido pelo seu cliente: o potencial do crowdshipping na última milha

crowdshipping
Mais de 20% dos supermercados e hipermercados em França já recorrem a modelos de crowdshipping para as suas entregas de última milha através de plataformas como a Shopopop, Yper ou a Tut-tut. Esta alternativa tecnológica inovadora com foco na flexibilidade e na garantia de horários sem atrasos tem ganho popularidade nos tempos recentes, por se provar enquanto uma alternativa inovadora à logística própria ou tradicional.

 

O QUE É O CROWDSHIPPING?
O crowdshipping é um modelo de entregas de última milha que aplica os princípios da economia colaborativa à logística. Significa isto que as entregas são feitas não por profissionais do setor, mas por uma comunidade de pessoas disponíveis para utilizar os seus trajetos pela cidade para fazer entregas, recebendo em troca uma gratificação. Em suma, o crowdshipping é uma solução de entregas com agilidade e capacidade ilimitada

 

O AGENDAMENTO: UM DOS PRINCIPAIS REQUISITOS DOS CLIENTES DE HOJE
Já imaginou prometer ao seu cliente entregar-lhe o seu pedido num horário agendado, sem atrasos? Segundo a Capgemini, 73% dos consumidores afirmam que receber o pedido numa janela horária da sua conveniência é mais importante do que recebê-la rapidamente.
No entanto, por si só, a última milha é já a fase mais cara da logística. Falando de agendamento e de same-day delivery, a complexidade das operações aumenta exponencialmente, sendo muito difícil garantir um serviço eficiente recorrendo a um modelo tradicional.

A SHOPOPOP, LÍDER EUROPEIA DE ENTREGAS COLABORATIVAS
A Shopopop assume-se enquanto líder europeia de crowdshipping, e tem cobertura em mais de metade de todo o território francês, contando com grandes parceiros a nível europeu em 8 países (França, Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha e Portugal), de que são exemplo o E.Leclerc, Intermarché, Carrefour, Crai, Cora, Auchan, Decathlon, Groupe Casino, Spar, Colruyt, Biocoop, Famila, entre outros.
Com meio milhão de Shoppers ativos em toda a europa, o modelo da Shopopop promete revolucionar as entregas ao domicílio da grande distribuição. Como? Ao permitir que os mini, super e hipermercados consigam oferecer entregas agendadas pontuais, sem limites por slot e sem necessidade de complexas operações de logística.

 

COMO FUNCIONA?
A plataforma da Shopopop conecta negócios com necessidades de distribuição de última milha com uma comunidade de pessoas disponíveis para utilizar os seus trajetos pela cidade e tempos livres para ganhar um rendimento extra. A tecnologia permite mostrar as entregas com a correspondência mais aproximada aos trajetos de cada Shopper e garantir capacidade de resposta para entregas agendadas ilimitadas a partir de 2 horas. “Os entregadores da Shopopop são pessoas que fazem entregas quando têm vontade de fazê-lo”, refere Antoine Cheul.
Assim que uma entrega é colocada por um negócio parceiro na plataforma, é também disponibilizada na aplicação de entregadores. Um membro da comunidade irá reservar o pedido, proceder à recolha e à entrega, utilizando a aplicação para validar todos os passos. O cliente terá visibilidade total em todos os momentos, recebendo um pré-aviso no momento da entrega. Todo o processo é monitorizado e apoiado pelas equipas de Apoio ao Cliente que garantem uma taxa de incidentes inferior a 2%.

QUAL O PAPEL DO CROWDSHIPPING NO FUTURO DA LOGÍSTICA?
Para João Sanches, Country Manager da Shopopop em Portugal, o crowdshipping é a chave para entregas de proximidade cada vez mais eficazes: “O crescimento esperado do e-commerce para os próximos anos aponta-nos para o crowdshipping como solução para o desafio das entregas de proximidade. A tecnologia, o foco no cliente, a facilidade de implementação, a capacidade de gerir as variações de volume e a sustentabilidade ambiental e preço estão na base deste novo modelo.”
Antoine Cheul, co-fundador da Shopopop, menciona ainda o papel do crowdshipping na democratização das entregas, e como ferramenta para aumentar a competitividade dos negócios locais: “se o objetivo é manter os negócios locais e as lojas no centro da cidade vivos, e não apenas “dark stores”, companhias de seguro ou bancos, é necessário assegurar que esses comércios podem oferecer serviços de entrega de qualidade.”
Em Portugal, a Shopopop já conta com mais de 110 parceiros, nomeadamente no setor do retalho alimentar, como lojas das insígnias MyAuchan, Minipreço, E.Leclerc e Amanhecer, mas também floristas, garrafeiras, comércio de produtos frescos, e outros negócios de bairro.

 

 

O que a Shopopop permite:
● A possibilidade de oferecer entregas agendadas sem atrasos:
● Capacidade ilimitada em todas as janelas horárias
● Entregas a partir de 2 horas, todos os dias do ano, sem custos extra mesmo em feriados ou fins de semana
● Equipa de Apoio ao Cliente disponível para monitorizar as entregas e responder aos contactos das lojas e clientes finais
● Sistema de notificações, incluindo uma mensagem enviada no momento em que o shopper sai da loja e se dirige para casa do cliente

 

crowdshipping

Serviços:
Entregas para e-commerce / compras feitas fora da loja
Entregas para compras feitas em loja