Quantcast
Logística

Robots móveis chegam à MAN para automatizar logística de produção

Robots móveis chegam à MAN para automatizar logística de produção Direitos Reservados

A Magazino, empresa de robótica do Grupo Jungheinrich, vai fornecer 12 robots SOTO à fábrica de motores da MAN, em Nuremberga, na Alemanha, refere o comunicado enviado às redações.

Os robots móveis vão permitir automatizar o fornecimento do material entre o armazém e a linha de montagem, transportando contentores de pequena carga de forma completamente autónoma.

 

De acordo com o comunicado, após um projeto-piloto, com a duração de um ano, em que “as funcionalidades dos robots foram extensivamente testadas e otimizadas in loco”, todo o processo de fornecimento de contentores de pequena carga para a montagem de motores e futura produção de baterias será automatizado com estes robots já a partir do outono deste ano.

“A introdução do SOTO marca mais um passo em direção ao futuro da logística”, refere Simon Becker, Project Manager da MAN, salientando que os robots “são exemplares para a digitalização e automação contínuas da logística da nossa fábrica”.

 

E continua: “é impressionante ver como os humanos e os robots podem trabalhar juntos de forma eficiente e harmoniosa. A decisão de introduzir os robots SOTO é o resultado de muitos anos de uma cooperação de confiança com a Magazino“.

De acordo com Markus Ruder, Project Manager da Magazino e responsável pelo projeto conjunto com a MAN: “os robots SOTO recolhem os contentores de pequena carga de forma independente no armazém miniload automatizado e cada robot traz até 18 recipientes de cada vez para as linhas de montagem individuais. Trabalham no mesmo ambiente que os humanos e outros robots móveis. Na linha de montagem, os robots SOTO colocam os recipientes, que atualmente pesam 12 kg, diretamente nas prateleiras. O colaborador pode então aceder convenientemente às peças individuais para montagem no lado oposto do rack. O robot SOTO também recolhe os recipientes vazios de forma autónoma e leva-os para o ponto de recolha central.”

 

Segundo o comunicado, a garra adaptável do robot ajusta-se automaticamente ao tamanho do recipiente correspondente e, tal como os humanos, também se move de forma flexível para diferentes alturas das prateleiras de transferência. O robot utiliza códigos legíveis por máquina nas prateleiras e etiquetas nos recipientes para identificação.

Estas capacidades dos robots “permitem, pela primeira vez, uma verdadeira automação de ponta a ponta no fornecimento de material com contentores de pequena carga”, refere a empresa.

 

Jungheinrich adquire ações da empresa de robótica Magazino

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever