A maioria (88,3%) dos emails enviados aos clientes para os informar do estado e da localização da sua encomenda foram abertos pelos destinatários em Portugal, durante o primeiro trimestre do ano. A conclusão é de um estudo recente realizado pela Outvio, empresa especializada em gestão pós-venda.
Face ao ano passado, o valor representa um crescimento de mais de dois pontos em relação ao mesmo período no ano passado, altura em que apenas 86% dos emails de tracking de encomendas enviados pelos eCommerce foram abertos. Em comunicado, a Outvio nota que “estes números são particularmente surpreendentes quando comparados com a taxa de abertura média de uma campanha de email marketing que é de apenas 21.5%”.
“̈Os dados confirmam a tendência que temos vindo a observar nos últimos anos. Cada vez mais, o eCommerce sente necessidade de se diferenciar, oferecendo a melhor experiência de compra possível. Notificar o cliente, no momento certo, sobre o estado da sua encomenda é fundamental, e ainda mais quando a comunicação é feita pela própria loja online, com a sua marca e mensagem, ao invés de deixar que seja a transportadora a tirar partido destes emails com uma taxa de abertura tão elevada”, diz o CEO da Outvio, Juanjo Borrás.
O aumento das aberturas deveu-se ao ligeiro crescimento no número de encomendas internacionais processadas por lojas online, em comparação com o mesmo período do ano passado.
“São as encomendas internacionais, com tempos de trânsito mais longos, que despertam maior preocupação no consumidor, motivando-o ainda mais a estar a par do estado da sua encomenda a todo o momento”, informa a Outvio.