Sustentabilidade

Zara diz ‘fim’ aos sacos de plástico

Zara diz ‘fim’ aos sacos de plástico

A Zara anunciou que vai deixar de disponibilizar sacos de plástico para transporte de compras. A medida do retalhista está integrada no projeto ‘Green to Pack’ e irá substituir a utilização de sacos de plástico por sacos de papel reciclado.

“Vão acabar os sacos de plástico na época de saldos. O prazo para a mudança termina amanhã (15 de fevereiro), sendo substituídos por sacos de papel reciclado. Por uma questão de sustentabilidade, os atuais sacos de papel serão substituídos à medida que terminarem os stocks, com os novos sacos já a exibirem o novo logótipo da marca”, revelou fonte oficial do departamento de comunicação da Inditex em declarações ao Dinheiro Vivo.

Os novos sacos da Zara conseguem uma redução de cerca de 70% na utilização de tinta e ainda uma poupança de 30% no consumo de água durante a sua produção. A marca do Grupo Inditex diz ainda que a medida ecológica irá estender-se à caixas de oferta e de envio de encomendas online.

Desde 2015, a Inditex já reciclou 357 toneladas de presentes, calçado e acessórios recolhidos nas lojas.

Recorde-se que em maio de 2018, a Comissão Europeia anunciou um conjunto de novas regras à escala da União Europeia para os dez produtos de plástico descartáveis mais frequentemente encontrados nas praias europeias e no mar.