Quantcast
Retalho

Volume de negócios da Sonae aumentou 5% para valor recorde

Volume de negócios da Sonae aumentou 5% para valor recorde

O volume de negócios da Sonae atingiu um valor recorde de 1,7 mil milhões de euros, tendo aumentado 5%, durante o primeiro trimestre de 2022. O valor líquido do portefólio (NAV) ascendeu a 4,1 mil milhões de euros, aumentando 65 milhões de euros face a dezembro de 2021.

O EBITDA total cresceu 17% para 149 milhões de euros, a dívida líquida diminuiu quase 600 milhões e, nos últimos 12 meses, o investimento ascendeu a 515 milhões.

 

“O início de 2022 foi muito bom para a Sonae. Os nossos negócios continuaram a apresentar um desempenho de sucesso nos seus respetivos mercados e o Grupo manteve uma sólida trajetória de crescimento, com melhores níveis de rentabilidade, tendo resultado numa maior valorização do portefólio”, declarou a CEO da Sonae, Cláudia Azevedo.

“Estes resultados foram conseguidos num contexto muito desafiante, marcado pela invasão russa à Ucrânia. Apesar da Sonae não estar direta e materialmente exposta a estes países, os nossos negócios sentiram já os efeitos indiretos do conflito, nomeadamente através do aumento dos preços da energia, da inflação generalizada e dos constrangimentos nas cadeias de abastecimento, tendo conseguido ultrapassar estes desafios”, explica ainda.

 

Durante os primeiros três meses do ano, a Sonae adquiriu uma participação adicional de 10% na Sierra por 83,5 millhões, passando a deter 90% da mesma, e a Bright Pixel vendeu as suas participações na SafetyPay e ciValue, com um retorno de caixa total de cerca de 40 milhões.