Quantcast
Retalho

UnPrint para acabar com faturas em papel nos pontos de venda

UnPrint para acabar com faturas em papel nos pontos de venda

A empresa Something Apps criou uma plataforma web e mobile, a UnPrint, que possibilita ao setor do comércio a introdução de um novo conceito de impressão de faturas eletrónicas, que elimina a utilização de papel nos pontos de venda (POS). Para os consumidores, a plataforma permite obter e consultar faturas, vouchers, descontos e promoções associados a cartão cliente no ato do pagamento ou na cloud.

A solução proposta pela UnPrint permite ao comerciante a eliminação do papel e dos custos associados ao mesmo e gerar faturas ou notas de despesa eletrónicas no formato hoje utilizado. Esta solução não acarreta custos iniciais e adapta-se a qualquer POS e aos softwares em funcionamento. Mantém o mesmo nível de oferta com promoções e descontos e permite descontar promoções, pontos, vouchers próprios ou de parceiros. Pode ser integrado através de uma aplicação própria e integrar clientes fidelizados em substituição de cartões ou SMS, com as mesmas vantagens.

Destina-se sobretudo aos supermercados, cadeias de retalho, cadeias de fast food, postos de abastecimento de combustível, comércio tradicional e restauração. A plataforma poderá ser também utilizada pelas Empresas em geral para passarem a emitir as suas faturas, hoje em papel, para formato eletrónico como obriga o novo decreto lei.

O cliente/consumidor pode dar um forte contributo para a eliminação da emissão de papel térmico ao pedir a emissão de faturas eletrónicas com NIF ou simplificado e fazer a consulta no ato do pagamento para confirmar os itens pagos. Pode acumular e descontar na plataforma UnPrint os descontos e promoções associadas a cada compra e a cada comerciante e adicionar cashback value. Pode ainda associar as faturas eletrónicas a nível pessoal ou profissional e, além disso, esta solução funciona como uma ferramenta de gestão financeira pessoal, ao acumular as despesas realizadas ao longo do tempo nas diversas superfícies comerciais.

A app está disponível no Google Play e na Apple Store e pode ser utilizada em cada comerciante aderente através da leitura do código de barras ou código QR, ficando a informação armazenada na cloud, podendo ser consultada sempre que necessário.

“O nosso objetivo é promover uma mudança de paradigma e estar um passo à frente na utilização das faturas ou recibos de venda eletrónicos, em detrimento da utilização do papel térmico”, afirma Paulo Malha, Partner da Something Apps.

O responsável destaca ainda o facto de a UnPrint dar “resposta a uma necessidade atual, oferecendo vantagens para o comerciante e para o cliente/consumidor ao nível económico, ambiental, fiscal e associado à digitalização empresarial. O comerciante tem ainda nesta plataforma uma ferramenta que lhe permite aceder a um conjunto de dados que pode utilizar nas suas políticas de marketing, tais como a gestão de stocks e a apetência dos seus clientes. Já o cliente/consumidor tem na UnPrint uma solução que lhe permite fazer uma gestão das despesas mensais e agregar numa plataforma única as promoções, descontos e outras mais-valias associadas às suas práticas de consumo, disponível para consulta 24 horas por dia. A implementação da Unprint é simples e a sua utilização muito intuitiva”.

A nível económico, ambiental e na saúde os benefícios são também consideráveis. Portugal produz mais de 100 mil km2 de papel térmico por ano e as empresas ligadas ao comércio, dependendo da sua dimensão, gastam dezenas e até centenas de milhares de euros por ano em recibos em papel, o que constitui um elevado custo. A grande maioria destes documentos impressos não são sequer faturas e vão diretamente para o “lixo”.