Quantcast
2014

Trendwatching identifica tendências de consumo para 2014

Trendwatching identifica tendências de consumo para 2014

A Trendwatching divulgou uma lista de tendências de consumo que vão marcar 2014. Consumo “livre de culpas”, produtos criados pelos consumidores e produtos e serviços centrados na internet são algumas das tendências quer vamos ver surgir no ano que se avizinha.

O consumo “livre de culpas” ou responsável vai ser uma das principais tendências que vamos ver crescer em 2014. Frugal e informado é como se caracteriza este novo consumidor que quer comprar de forma menos impulsiva e livre de preocupações. Este consumidor procura produtos eticamente e ambientalmente responsáveis e quer ter a certeza que as marcas que consome agem em prol do melhor interesse da sociedade.

Por outro lado, a Trendwatching revela que vão surgir produtos e serviços “crowd shaped”, isto é, produtos que são criados de acordo com as preferências de um grupo de consumidores. As tecnologias que facilitam a criação e partilha de dados vão ser as principais responsáveis e as marcas vão agora começar a usar esses dados para criar produtos de acordo com as preferências dos consumidores.

 

A terceira tendência apontada garante que em 2014 as ações de inovação ecológica estarão na China. As marcas chinesas vão querer mostrar que o país se está a transformar no epicentro de inovações ecológicas, mudança impulsionada pelas iniciativas levadas a cabo no país que pretendem responder a desafios ambientais como energia, transportes e construção.

Em 2014 os consumidores vão também interessar-se por produtos e serviços que garantam o seu bem-estar mental. Até aqui muitas marcas estavam focadas na saúde física, mas o incremento de tecnologias de deteção de stresse e “auto-ajuda” veio suscitar um maior interesse para as marcas na criação de serviços que ajudem a aliviar as pressões da vida moderna.

 

As marcas vão também ter que conquistar a confiança dos consumidores através da redução de dados que lhes pedem para fornecer. O desafio das empresas vai ser encontrar equilíbrio entre os benefícios obtidos pela recolha de dados e conquistar a confiança dos consumidores que cada vez mais sentem que perderam parte da sua privacidade.

2014 será também o ano das inovações criadas em torno da internet. Os consumidores vão procurar produtos “conectados” que os ajudem a economizar, a executar tarefas e a melhorar a saúde.

 

Por fim, a Trendwatching revela que em 2014 o consumo vai ficar mais global, local e cosmopolita, o que significa que as inovações mais atrativas para os consumidores vão surgir de todos os cantos do globo.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever