A Sonae alcançou em 2016 vendas no retalho de 5,2 mil milhões de euros, um crescimento de 7,2% face ao período homólogo. Esta é a primeira vez que as vendas conjuntas das unidades de retalho da Sonae ultrapassam os 5 mil milhões de euros, segundo os resultados apresentados esta quarta-feira e que mostram também que a Sonae MC, área de retalho alimentar, arrecadou um volume de negócios de 3 687 milhões de euros.
Num comunicado enviado à imprensa, a Sonae indica que “a Sonae MC, área de retalho alimentar da Sonae, alcançou um crescimento de 5,6%, tendo no último trimestre alcançado um aumento de 6,6% do volume de negócios, num desempenho impulsionado pelo crescimento de vendas no universo comparável de lojas”.
Em 2016, o retalho alimentar da empresa foi reforçado não só nos formatos de proximidade, mas também com a abertura de um supermercado totalmente dedicado à alimentação saudável, uma aposta que resulta da aquisição de uma participação da Go Natural. Por outro lado, a variação de vendas no universo comparável de lojas da Sonae MC foi de 1,9%.
Sonae SR cresce 11,2%
A unidade de retalho especializado, por sua vez, registou um volume de negócios de 1439 milhões de euros , um crescimento de 11,2% face a 2015 e que, segundo a Sonae, foi impulsionado “pelo crescimento do volume de negócios da Worten e da divisão de Sports and Fashion.”
“Ao longo de 2016, a Worten consolidou a sua estratégia omnicanal na Ibéria, aumentando o volume de negócios em 2,1%, para 910 milhões de euros. As ações realizadas no último trimestre do ano foram primordiais para o crescimento atual e futuro, tendo o volume de negócios aumentado 4,0%, em termos homólogos, constituindo uma contribuição relevante para este desempenho”, explica a companhia.
Para além disso, e fruto de um reforço na estratégia omnicanal da insígnia, as receitas online da Worten aumentaram em cerca de 50% em dezembro de 2016.
A divisão de Sports and Fashion, constituída pela Sport Zone, MO, Zippy e, mais recentemente, Losan e Salsa, cresceu 31,3%, “beneficiando, em larga medida, dos resultados da Salsa e da Losan”, contudo, a Sonae sublinha que “o portefólio original teve, igualmente, um contributo positivo para o volume de negócios. No 4T16, o volume de negócios cresceu 39,2%.”
“A Sport Zone manteve o desempenho positivo das vendas, tendo aumentado as vendas por metro quadrado em 1,9%. De realçar que a operação de e-commerce evidenciou resultados positivos, tendo crescido o volume de negócios em 26% em Portugal e 18% em Espanha. A Zippy consolidou o desempenho manifestado ao longo dos últimos trimestres e cresceu, em 2016, as vendas no universo comparável de lojas em 9% em Portugal e 4% em Espanha”, conclui.