A Sonae foi esta semana distinguida pela Comissão Europeia como “uma das melhores empresas europeias a trabalhar com startups”, integrando a lista de 24 empresas consideradas pela Startup Europe Partnership como ‘Open Innovation Challengers’.
Nuno Lopes Gama, diretor de Inovação da Sonae, sublinha que “mais uma vez a Sonae é premiada pela abordagem colaborativa e potenciadora das startups europeias. Este reconhecimento internacional traduz a aposta contínua da Sonae na promoção do conhecimento e do empreendedorismo, nomeadamente através de uma política de inovação aberta, que tem contribuído para a criação e o desenvolvimento de projetos, com diversos parceiros, com o objetivo de criar negócios e de reforçar as posições de liderança do Grupo”.
Já no âmbito dos Europe’s Corporate Startup Stars’, a Sonae IM foi distinguida com o prémio ‘Open Innovation Innovative Approach Award’ pela forma como trabalha com startups, nomeadamente através da Bright Pixel.
Celso Martinho, diretor da Bright Pixel, afirma que “este é um reconhecimento importante do trabalho desenvolvido pela Bright Pixel, que reforça o nosso compromisso em continuar a investir na transformação da abordagem das startups à inovação e na forma como se desenvolvem ideias e se criam condições para desenvolver negócios sustentáveis”.
A Bright Pixel está neste momento a desenvolver os projetos Insert Coin e Gov Tech. O primeiro assenta no conceito de ‘startup on demand’, em que é realizada uma ‘call’ a empreendedores com ideias para resolver desafios lançados pela própria Sonae, para os quais o mercado ainda não oferece uma solução adequada. Já o Gov Tech é um concurso promovido pelo Governo e em que as startups têm o desafio de apresentar um protótipo para dar resposta a um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis definidos pela ONU.