O top de quota e mercado do retalho alimentar em Portugal tem novidades para apresentar. A Mercadona, empresa retalhista de origem espanhola, presente em Portugal há 5 anos, foi a cadeia de supermercados que mais cresceu em Portugal.
Segundo o noticiado pelo Jornal de Negócios, a retalhista tem uma quota de mercado de 7,1%, ultrapassando o Intermarché e também a Auchan-Minipreço. Com apenas 57 lojas no país, a Mercadona bate a Auchan que agrega 579 espaços comerciais e que apresenta uma quota de 6,6%.
Em termos de liderança, a Sonae, com 26,4% de quota, continua a ser a mais procurada, seguida pela Jerónimo Martins (21,5%) e pelo Lidl (13,1%), com as três insígnias juntas a representarem 61% do mercado.
A Mercadona apresentou um crescimento de 1,4 pontos percentuais face ao ano anterior, posicionando-se, agora, como a quarta maior força do retalho alimentar. Auchan, Aldi e Minipreço, apresentam quotas de 4,3%, 2,8% e 2,3%, respetivamente.
Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, considera que o sucesso da Mercadona assenta num crescimento orgânico, tendo a retalhista estado focada na abertura de novas lojas e na atração de novos clientes, particularmente em áreas de elevada densidade populacional.