A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) e a Fundação Serralves juntaram-se para promover os novos talentos da joalharia nacional, com a inauguração da exposição e espaço de venda ‘Portuguese Jewellery Newborn’ na Loja Serralves, no Porto.
Ana Pina, Ana Paula Allen, Joana Mota Capitão, Lia Gonçalves, Romeu Bettencourt e Sofia Tregeira foram os jovens designers selecionados para este primeiro espaço e terão as suas coleções à venda até dia 8 de junho.
Ana Freitas, Presidente da AORP, explica que “Serralves é uma referência na promoção da arte e do design e, como tal, é o parceiro certo para acolher esta iniciativa. Estes jovens designers terão assim oportunidade de chegar a novos públicos, incluindo o público internacional que frequenta o Museu e que certamente se sentirá atraído pela chancela Portuguese Jewellery Newborn”.
“Mas não ficamos por aqui. Temos já um próximo ponto de venda a inaugurar no dia 24 de maio, na Ourivesaria Tavares, na Póvoa de Varzim, onde estarão presentes outros designers. Neste caso, trata-se de uma ourivesaria com um formato mais tradicional, mas que decidiu apostar na joalharia contemporânea e nos jovens designers para atrair novos públicos. E em breve anunciaremos mais locais”, acrescenta a responsável.
A iniciativa ‘Portuguese Jewellery Newborn’ foi lançada pela AORP em abril deste ano para promoção dos novos nomes da joalharia portuguesa, jovens que “têm na sua base as técnicas artesanais e tradicionais da ourivesaria portuguesa, mas acrescentam criatividade, design e novas abordagens ao mercado.”