A Mercadona viu ser reconhecidas duas das suas inovações (um sistema de abertura fácil no café solúvel e uma aplicação de análise de custos) entre as grandes inovações do consumo em 2022. O destaque foi dado pelo Institut Cerdà no âmbito da sexta edição do Observatório de Inovação em Grande Consumo em Espanha.
Segundo explicado em comunicado, a aplicação interna de análise de custos da Mercadona foi reconhecida como inovação nos processos. O software é capaz de determinar os custos e a rentabilidade de cada produto, a nível unitário, em todas as etapas da sua cadeia de montagem e facilitando a tomada de decisões de custos acertados. Graças ao uso desta ferramenta, até à data, a empresa conseguiu poupar mais de 150 milhões de euros.
Além disso, também foi reconhecido como uma inovação de produto o sistema de abertura fácil que a empresa, em colaboração com o fornecedor Totaler Prosol, incorporou no opérculo do café solúvel Hacendado (Clássico, Descafeinado e Espresso Creme). Para abrir o produto pressiona-se a mesma tampa, “evitando assim a utilização de utensílios adicionais, como colheres”.