Quantcast
E-commerce

Loja online da IKEA está aberta há dois meses e já arrecadou 1 M€

IKEA Portugal faz donativo de 10 mil € ao Centro de Apoio ao Sem-Abrigo

Aberta a 10 de novembro, sem qualquer comunicação por parte da marca, a loja online da IKEA Portugal registou mais de 1 milhão de euros em vendas nos dois primeiros meses de pré-lançamento. Os números foram revelados esta quarta-feira (15 de fevereiro) numa apresentação à imprensa que serviu para apresentar a nova estratégia multicanal da IKEA que permite agora aos seus clientes comprar online.

“Criar um novo canal de vendas online foi uma decisão natural na estratégia de expansão da IKEA em Portugal. Permite-nos estar mais próximos dos nossos clientes, tornando a nossa gama de artigos acessível a mais pessoas, que podem estar a comprar em qualquer lugar e a qualquer momento. Esta aposta enquadra-se no objetivo global do e-commerce representar 10% do volume de vendas do Grupo IKEA”, explica Lynn Walker, deputy country manager da IKEA Portugal.

Lynn Walker, deputy country manager da IKEA Portugal, explicou à DISTRIBUIÇÃO HOJE que para levar a cabo esta nova estratégia multicanal, os colaboradores da empresa passarão por um processo de desenvolvimento e formação para que estejam melhor preparados para responder às novas exigências do negócio.

“O que queremos realmente fazer é desenvolver as lojas e tornar as lojas numa experiência. Atualmente, os nossos colaboradores estão muito focados na venda, e à medida que o nosso conceito se torna mais e mais focado no consumidor, precisamos de colaboradores que estejam mais ativamente a apoiar os clientes e com mais competências e conhecimentos em decoração e em mobiliário. Por isso, queremos que todos os nossos colaboradores acabem por se tornar em consultores de decoração e de mobiliário. Para isso, precisamos de aumentar as suas competências nessa área, nomeadamente acerca das soluções que oferecemos, a forma como oferecemos e sobre como vender produtos aos clientes. Este será o grande foco da forma como vamos desenvolver as suas competências. Para além disso, temos alguns programas a decorrer para identificar colaboradores com elevado potencial que possam dar um próximo passo e tornarem-se líderes e managers dentro do nosso negócio”, refere.

Em 2016, a IKEA registou um total de 783 milhões de visitas nas suas 340 lojas a nível global e 2,1 mil milhões de visitas no seu website

“Teremos sempre lojas, sobretudo devido à forma como o nosso negócio está estruturado, mas precisamos de aumentar o engagement e as razões que levam os clientes a vir às nossas lojas. Se podem ficar em casa e comprar online porque é que haveriam de vir à loja? A loja precisa de se tornar numa experiência para o consumidor. Podemos fazer isso de muitas formas: workshops de culinária, workshops de decoração… Educando os consumidores, fazendo conferências, exposições dentro da loja, tendo uma maior parte da loja dedicada à inspiração do que temos atualmente, porque obviamente se estamos a vender noutros canais temos mais espaço de loja disponível.Quando olhamos para a questão da fidelização, aquilo que notamos é que o que o consumidor realmente quer é mais personalização e engagement”, conclui.

Depois da fase piloto que se iniciou em novembro passado, a loja online da IKEA está agora a operar em pleno, com mais de 8 mil referências de produtos distintos que podem ser comprados em duas modalidades: click & delivery e click & collect. Até agora, de acordo com os números apresentados pela empresa, 83% dos shoppers portugueses optaram por comprar no primeiro formato e apenas 17% preferiram a opção de recolha das suas compras nas lojas da insígnia. Outra curiosidade é que 24% desses compradores são de Lisboa, 23% são das Ilhas e 13% são pessoas dos subúrbios de Lisboa, com uma média de 20 artigos comprados por encomenda.

O serviço de e-commerce do IKEA Portugal cobre toda a área geográfica de Portugal, incluindo as regiões autónomas, e terá em breve um pick up point em Albufeira, uma estratégia que, segundo a marca, tem como objetivo “facilitar o processo de levantamento da encomenda na zona sul do país.”

A zona sul do país recebe também no final de março uma nova loja, em Loulé, uma abertura que está integrada no plano de expansão da marca que prevê a existência de dez pontos de contacto físicos em Portugal, incluindo lojas com novos formatos e novos pick up points, como revelado por Lynn Walker na apresentação à imprensa. De acordo com a responsável, outra  das metas da IKEA passa por ter lojas mais pequenas em regiões urbanas, uma forma de oferecer maior conveniência ao cliente, que estará cada vez mais no foco da insígnia.

Em 2016, a IKEA registou um total de 783 milhões de visitas nas suas 340 lojas a nível global e 2,1 mil milhões de visitas no seu website, números que pretende elevar para 1,3 mil milhões e 4 mil milhões em 2020, respetivamente.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever