A Distribuição Hoje esteve presente esta semana na inauguração oficial da nova iniciativa do Lidl para a área do consumidor, o Lidlab, com a retalhista de origem alemã a apostar em dois centros de inovação para se aproximar dos seus clientes. Uma iniciativa pioneira dentro do Grupo e que servirá de teste para possíveis expansões da mesma noutros mercados.
Apelidado Lidlab, a iniciativa do Lidl visa dar à retalhista novos espaços para contacto direto com os consumidores, permitindo, desta forma, fazer testes de produto, mas também focus group e outras iniciativas para melhorar a performance dos produtos disponibilizados em loja.
Com dois ‘laboratórios’, um em Oeiras, mais concretamente em Linda-a-Velha, e outro no Porto, especificamente em Agramonte, junto às lojas do Lidl nestas localizações, é a partir destes centros que vão sair novas diretrizes para aspetos tão variados como a embalagem ou o sabor de um produto.
Durante a apresentação em Linda-a-Velha, Pedro Franco, Diretor de Controlo de Qualidade, explicou que os clientes próximos das lojas de Linda-a-Velha e de Agramonte passarão a encontrar na app Lidl Plus um banner alusivo ao Lidlab, através do qual terão, tanto acesso a mais informação acerca das iniciativas de investigação, como a um formulário de registo para participação em ações desenvolvidas nestes centros. Posteriormente ao registo, serão convidados a participar nas diferentes atividades, de acordo com a sua disponibilidade e preferências de consumo.
“O Lidlab é um espaço que criámos com o sentido de aproximar a nossa oferta às expectativas dos nossos clientes, nomeadamente, mas não só, produtos alimentares, tendo em consideração as características sensoriais dos produtos”, começou por explicar Pedro Franco, diretor de Controlo de Qualidade do Lidl Portugal. “O objetivo deste laboratório é o facto de criar e desenvolver produtos alinhados com as expectativas dos nossos clientes”, explicou, lembrando que este é um segundo passo dado pela marca neste âmbito.
“Em 2018, fizemos uma coisa inovadora no Lidl. Lançámos o nosso laboratório de provas sensoriais, o Lidl Sense, que está nas nossas instalações no Linhó. E esse laboratório já fez números impressionantes. Mas é feito sobretudo com clientes Lidl, ou seja, com colaboradores Lidl. Nós queríamos uma experiência diferenciada e ter uma maior proximidade, uma maior interatividade e representatividade dos testes que fazemos com os produtos”, explicou Pedro Franco. “Queríamos ter a certeza que aquilo que é feito behind the scenes ia exatamente ao encontro daquilo que o nosso cliente necessita, espera de nós”.
Porém, o produto não é apenas trabalhado na sua forma ‘sensorial’. Também questões com a sustentabilidade ou a saúde estão presentes naquilo que são as referências do Lidl.
“A sustentabilidade e a saúde dos consumidores, são temas muito importantes para nós. Ajustámos o nível de açúcar, o nível de sal e, por vezes, preferimos não ter exatamente o melhor produto (em sabor), porque estamos a definir uma tendência”, explicou relativamente ao tema saúde.
“E olhamos para três dimensões do artigo. No fundo, queremos responder às seguintes perguntas: Que características dos nossos clientes dão mais valor num produto? O que é que leva um cliente a escolher um produto em detrimento de outro? O que é que torna um produto memorável?”, explicou.
Para isto, o Lidlab dispõe, então, de três testes principais, que se repartem entre uma zona de provas cegas, outra de cozinha e outra de sala de reuniões/focus group.
Provas sensoriais de produtos
Este é um passo muito importante no processo de desenvolvimento de produtos de marca própria. O Lidlab de Linda-a-Velha tem seis cabines de prova e em Agramonte estas provas têm lugar na sala dos focus groups. Aqui, os clientes realizam provas cegas de produtos Lidl e de outras marcas, avaliando-as de acordo com um conjunto de critérios como o sabor, o aroma, a textura ou o aspeto.
Clientes (a) provam receitas
Os clientes serão chamados à cozinha do Lidlab para partilhar a sua experiência e opinião. Vão também provar receitas em desenvolvimento e selecionar as que mais vão ao encontro das suas expectativas.
Focus Groups/ Estudos de Mercado
Nestas sessões, os clientes são convidados a analisar novos produtos de marca própria, alimentares e não alimentares, partilhar as suas experiências e a responder a questões sobre determinados produtos, ou sobre a sua experiência de loja, por exemplo.
Os clientes terão também oportunidade de participar em estudos de mercado, que permitem recolher informações sobre o público-alvo, o mercado, o comportamento dos consumidores e as tendências, sendo esta uma ferramenta fundamental na tomada de decisões.
Em comunicado, Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, revela a importância deste marco. “No ano em que comemoramos os 30 anos no mercado português, damos aos nossos clientes um papel ainda mais determinante no processo de definição dos produtos de marca própria. Desta forma, além de participarem no processo de decisão para eventuais melhorias nos seus produtos favoritos e no desenvolvimento de novos produtos, os clientes contribuem para que o Lidl continue a distinguir-se pela sua oferta variada de produtos, com a máxima qualidade ao melhor preço, e sobretudo diferentes daquilo que já existe no mercado.”