Quantcast
Retalho

Jorge Reto, head of Google Cloud em Portugal: “Os retalhistas portugueses necessitam de acelerar a sua transformação digital”

Jorge Reto, head of Google Cloud Portugal - Os retalhistas portugueses necessitam de acelerar a sua transformação digital

A personalização da experiência ao consumidor é um dos fatores fundamentais a ser considerada pelos retalhistas na transformação digital que deverá ser operada.

Desde 2018 que a plataforma Google Cloud tem por objetivo ajudar os retalhistas e negócios de e-commerce a expandir a sua pegada digital. Em entrevista à DISTRIBUIÇÃO HOJE, Jorge Reto, head of Google Cloud em Portugal, levanta um pouco do véu do que a gigante tecnológica pode fazer pelos retalhistas em terras lusas.

 

Se tivesse de explicar, de forma sucinta, a um cliente o que é a Google Cloud e que vantagens possuem em aderir ao serviço/plataforma, como faria?
Google Cloud é uma plataforma de inovação que permite as organizações terem acesso a capacidade de computação ilimitada, soluções pré-desenhadas que permitem a essas organizações arrancar rapidamente com os seus projetos tecnológicos, com custos controlados, mas utilizando soluções tecnológicas de topo.

Apesar de Portugal ser o segundo país em termos de crescimento no comércio eletrónico, a base ainda é muito baixa. O que precisa de ser feito do lado dos retalhistas, de modo a conseguir-se acelerar este processo?
Os retalhistas portugueses necessitam de acelerar a sua transformação digital, não estou a falar da digitalização de processos ou presença eletrónica, estou a referir uma nova transformação digital, em que o cliente está no centro de tudo, a sua experiência como cliente é personalizada, simples e rápida. Os retalhistas necessitam de providenciar uma experiência personalizada a cada cliente, independentemente do canal utilizado, respeitando as suas características, histórico e preferências.

 

De que forma é que a Google Cloud impactará o customer experience?
Google Cloud tem um portfólio de soluções que designamos soluções de “Platform as a Service” e dentro destas temos soluções de Inteligência Artificial/Machine Learning, análise de dados, análise preditiva, text recognition, vision recognition, além de uma série de soluções inovadoras que estão disponíveis para as empresas para integrarem nos seu projetos. Mas também temos ferramentas de desenvolvimento de aplicações móveis ou websites, tudo suportado numa infraestrutura escalável até ao infinito e que só se paga o que se utiliza. Ou seja, a Google Cloud tem tudo o que as organizações necessitam para acelerar a sua transformação digital.

Dentro do universo Google Cloud, indique três serviços que considere fundamentais para os retalhistas efetuarem essa transformação digital?
A base, Compute Engine, que lhes oferece computação flexível a preços controlados.
A capacidade de criar – App Engine e Firebase – que lhes oferece capacidade de desenvolverem aplicações escaláveis, sem terem de se preocupar com a gestão da infraestrutura.
A capacidade de análise – BigQuery – que lhes disponibiliza uma infraestrutura ilimitada para trabalhar grandes quantidades de dados num serviço pay per use.

 

A personalização do serviço prestado ao cliente/shopper é cada vez mais importante. De que modo a Google Cloud ajuda nessa personalização?
As nossas soluções para desenvolver aplicações de última geração, em conjunto com as ferramentas de Machine Learning, permitem aos retalhistas a criação de experiências personalizadas que se vão tornar relevantes e criar uma relação mais duradoura com o seu cliente.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever