O indicador de clima económico aumentou em março em Portugal, após ter estabilizado no mês anterior, assim como os indicadores de confiança dos consumidores e de sentimento económico no passado mês de março na Área Euro, de acordo com os dados revelados esta segunda-feira (20 de abril) pelo INE.
“O indicador de atividade económica estabilizou em fevereiro, após ter vindo a abrandar desde julho. Em fevereiro, os Indicadores de Curto Prazo (ICP) apresentaram sinais negativos menos significativos sobre a evolução da atividade na indústria, na construção e obras públicas e em setores de serviços”, explica o Instituto Nacional de Estatística em comunicado.
Na síntese que faz da conjuntura económica do país, o INE explica que o indicador quantitativo do consumo privado registou um crescimento homólogo mais expressivo em fevereiro, refletindo sobretudo a aceleração da componente de consumo corrente. O indicador de FBCF também aumentou significativamente em fevereiro, devido à evolução da componente de construção, que passou de um contributo negativo em janeiro a positivo.
O INE revela ainda que em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 2,1% e -3,5% em fevereiro, respetivamente.
Por sua vez, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação homóloga mensal de 0,3% em março (-0,2% em fevereiro), observando-se taxas de -0,5% na componente de bens (-0,9% no mês anterior) e de 1,5% na de serviços (0,8% em fevereiro).