Quantcast
Retalho

Impacto da pandemia no consumo dos portugueses

Odisseias

De acordo uma sondagem realizada pela Odisseias, 80% dos portugueses vai comprar presentes nesta época natalícia, 50% tem disponível o mesmo orçamento para presentes em comparação com ano passado e 87% dos gostaria de receber uma experiência. O estudo revela o impacto que a pandemia está a ter no consumo e nas preferências dos portugueses ao nível dos presentes de Natal.

A maioria dos inquiridos está confiante com o futuro e 68% diz estar disponível para realizar viagens em Portugal nos próximos 6 meses.

Relativamente às compras de Natal, 98% dos portugueses inquiridos, sendo que 80% são mulheres, revelou que vai comprar presentes de Natal e 14% pretende adquirir os mesmos durante a Black Friday. Em comparação com o ano passado, 55% dos inquiridos espera gastar o mesmo dinheiro na aquisição de presentes neste ano. A maioria prevê gastar entre 100€ a 200€.

Quando questionados sobre o que vão comprar para oferecer, as preferências recaem para as estadias (51%), seguido de experiências de Spa (18%) e, em terceiro lugar, as atividades de aventura e lazer (17%).  Quando ao canal de compras, 80% dos inquiridos afirmou que vai fazer as suas compras online.