Retalho

Grupo DIA investe 25 M€ em Portugal em 2018

Grupo DIA investe 25 M€ em Portugal em 2018

O Grupo DIA vai investir cerca de 25 milhões de euros no mercado português em 2018, nomeadamente na remodelação de 100 lojas. A notícia foi avançada pela companhia esta quinta-feira (22 de fevereiro) durante a apresentação de resultados à imprensa, em Madrid.

De acordo com Amando Sánchez, Diretor Executivo para Portugal, em 2018, o foco da companhia estará na remodelação e na abertura de lojas, com o Grupo DIA a anunciar que ainda esta semana abrirá duas novas lojas Minipreço Express em Portugal, uma em Lisboa e outra em Cascais, passando a contar com sete unidades deste formato apresentado em novembro de 2017. Segundo o responsável, o Grupo DIA pretende “investir mais do que investimos  em 2017” no mercado português.

A empresa anunciou ainda que o ano de 2018 será marcado pelo lançamento de lojas online em todos os mercados onde está presente, nomeadamente Portugal. Atualmente, o Grupo DIA só tem loja online no mercado espanhol, onde registou 58 milhões de euros em vendas em 2017. Em 2020, a companhia pretende arrecadar 120 milhões de euros em vendas em e-commerce e este ano quer quadruplicar o número de utilizadores da sua app, que neste momento conta com 800 mil utilizadores registados.

Grupo DIA “melhor posicionado” do que Mercadona no mercado da ‘proximidade’

Questionado sobre a entrada da Mercadona em Portugal, anunciada em 2017, Amando Sánchez, Diretor Executivo para Portugal do Grupo DIA, revelou que a companhia está “expectante”.

O responsável sublinhou que “estamos conscientes da força da Mercadona como concorrente, mas ao nível da proximidade estamos melhor posicionados”.

Quanto à possibilidade de arrancar com o formato Go em Portugal, conceito de lojas de conveniência em postos de abastecimento da BP testado no mercado espanhol, Amando Sánchez afirma que pode vir a ser uma realidade.

“Em Espanha temos parcerias com a BP, Shell e operadores independentes, com Cepsa e Repsol. O mesmo é possível em Portugal”, explicou.

2018 será focado na “transformação”

Ao longo de 2018, o Grupo DIA irá investir cerca de 350 milhões de euros na remodelação de 1100 lojas na Península Ibérica (entre as quais as anunciadas em Portugal) e na abertura de novas unidades, um investimento 140% superior ao realizado em 2017.

De acordo com Ricardo Currás, Conselheiro Delegado da empresa, trata-se do maior plano de remodelações da história da companhia e deverá estar em marcha até ao final do primeiro semestre.

*a jornalista viajou para Madrid a convite do Grupo DIA