Quantcast
Sustentabilidade

FNAC vende 9 mil equipamentos recondicionados em 2022 através de RESTART

Autoridade da Concorrência não se opôs à compra da Media Mark pela FNAC

A FNAC revelou que, em 2022, alargou a venda Restart (programa de venda de equipamentos recondicionados) a todas as suas lojas, tendo vendido quase nove mil equipamentos recondicionados. O objetivo da marca é chegar aos 21 mil equipamentos comercializados em 2025. Os dados surgem no Relatório de Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial de 2022.

Do ponto de vista da responsabilidade ambiental, a FNAC destaca a reciclagem de 23 toneladas de papelão (com uma economia direta de 46 mil euros e de mais de 285 mil metros de plástico de enchimento) e a redução das emissões de CO2 nos transportes B2B em 15%.

 

Em matéria de responsabilidade social e cultural, a FNAC promoveu mais de dois mil eventos gratuitos nos vários Fóruns FNAC do País e recebeu mais de 50 mil pessoas no FNAC LIVE, festival de música com entrada gratuita, que decorreu no mês de junho, em Lisboa.

No que diz respeito ao capital humano, 44% das funções de quadros dirigentes são ocupadas por mulheres e a integração de pessoas com deficiência aumentou 45% relativamente a 2021, com a entrada de 20 colaboradores.

 

Com uma vasta rede de parceiros, fornecedores e mais de 1800 colaboradores, a FNAC criou ainda o comité de ética da empresa, afirmando garantir o anonimato de todos os que a ele recorrem, bem como à ferramenta de alerta ético.

Analisando o relatório é possível ainda saber que em 2022 a empresa conseguiu atingir:

  • 100% dos colaboradores estão em formação;
  • 25 horas de formação em média por colaborador;
  • O rácio de mulheres responsáveis de loja é 22%;
  • Redução do consumo de energia em 7%;
  • 44 600 euros entregues à UNICEF a favor da Ucrânia;
  • 18 000 euros entregues a outras instituições voluntárias no Natal;
  • 36 245 euros entregues ao Café Joyeux;
  • Formação em ética atingiu 82% dos colaboradores da sede, 71% das lojas e 81% dos colaboradores do armazém central.
 

“A nossa responsabilidade respira-se todos os dias e materializa-se nos cinco pilares que consideramos fundamentais: Capital Humano, Consumo Responsável, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Cultural e uma Ética Exemplar. O grupo FNAC Darty e a FNAC Portugal desenvolvem há vários anos iniciativas no âmbito da RSE, que passaram a ser eixos estratégicos e transversais a todo o grupo e empresa. Neste campo, foram definidos indicadores, objetivos e metas a médio/longo prazo que são anualmente avaliadas neste relatório”, refere Joaquim de Almeida, diretor de Recursos Humanos da FNAC Portugal.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever