Quantcast
Retalho

Worten: “A atração de talento jovem é muito importante para nós, mas também o desenvolvimento das nossas pessoas internamente”

Inês de Castro, Head of People at Worten esteve à conversa com a DISTRIBUIÇÃO HOJE sobre os principais desafios enfrentados em termos de recursos humanos no retalho. Respondendo a diversas questões que vão desde a dificuldade de recrutar recursos humanos à forma como trabalham internamente a carreira dos seus colaboradores, a gestora lembra que a paridade nos cargos de liderança está em foco em todas as organizações e, por isso, também na Worten é pilar essencial.

Confira o essencial da conversa que faz parte de um trabalho publicado na edição impressa da revista.

 

Num contexto de escassez de mão de obra e também de dificuldade de retenção de talentos, quais são para vós os principais desafios nesta área?

As dificuldades de recrutamento e retenção são transversais no mercado, independentemente do setor. No caso da Worten, sentimos uma especial escassez de perfis das áreas tecnológicas, de Data & Analytics e perfis técnicos, nomeadamente nas áreas de reparação.

 

Cabe às empresas apoiarem e incentivarem iniciativas que permitam captar novos talentos para estas áreas, como por exemplo incentivar mais mulheres a investirem em estudos em áreas de tecnologia, e apoiar a reconversão.

Estou convicta que só um esforço conjunto entre Governo, Universidades e Escolas Técnicas e Empresas poderá acelerar o processo e combater algo que é uma desvantagem competitiva para qualquer empresa – escassez de perfis especializados.

 

Com uma conjuntura de crise económica transversal a todos os setores, como respondeu a vossa empresa aos desafios de retenção de colaboradores?

Na Worten, a orientação estratégica de gestão de Pessoas está assente em cinco pilares: Work-Life Balance; Diversidade e Inclusão; Desenvolvimento e Formação; Melhoria contínua dos nossos Líderes; Melhoria contínua da “employee experience” suportada na tecnologia.

 

O YOUR TIME é o programa que promove a conciliação entre a vida pessoal e profissional das nossas Pessoas e que agrega uma série de iniciativas e programas como: Plano de Férias Worten (atribuição de mais 2 dias de férias por ano) ou Incentivo aos Estudos, com a atribuição anual de 500€ a qualquer colaborador que faça prova de ter transitado de ano, para estudantes até ao 12º ano ou equivalente e com a atribuição de bolsas de estudo – comparticipação de 100% das despesas – a colaboradores que revelem interesse em prosseguir os estudos, seja licenciatura, mestrado ou pós-graduação.

Preconizamos o modelo de trabalho híbrido, com dois dias no escritório e três dias trabalho remoto, o Flexiwork, que permite a flexibilidade de horário em funções em que tal seja possível, a Licença sem Vencimento Worten, que permite ao Colaborador ausentar-se da empresa por um período de tempo, seja para estudar, viajar ou participar num programa de TV, sem colocar em risco o seu posto de trabalho.

A Redução do Horário de Trabalho, permite ao colaborador optar por uma carga horária diferente durante um período temporal ou a título definitivo, desde que compatível com a função e Dias Extra, que permite ao colaborador tirar mais 5 dias de descanso, com o respetivo desconto no vencimento, são outras das iniciativas previstas no YOUR TIME.

A Worten é uma empresa com uma dimensão significativa, com cerca de 5.000 colaboradores em Portugal e Espanha, e como tal a nossa estratégia de retenção passa, antes de mais, por admitir que somos todos diferentes, com diferentes necessidades seja por motivos de idade, estado civil, situação de parentalidade, ser trabalhador-estudante, saúde, hobbies fora da empresa, necessidade de suporte a familiares, maturidade profissional… Tendo consciência desta diversidade, a Worten aposta em programas de work-life balance, formação e desenvolvimento de carreira que se adequem aos diferentes targets da empresa. Esta orientação para as pessoas e para a diversidade, associada ao nosso traço cultural mais forte – dar voz às pessoas e espaço para que acrescentem valor, é na verdade a estratégia de retenção mais poderosa que a empresa pode ter!

Nova sede da Worten inaugurada no World Trade Center

Sendo uma área de elevada rotatividade, como se combate a saída regular de trabalhadores e as dificuldades acrescidas que traz em termos de recrutamento quase permanente?

Estamos cientes que o local e o modelo de trabalho são, cada vez mais, variáveis importantes de atração e retenção de talento dentro das empresas, por isso procuramos, constantemente, melhorar a ’employee experience’ e manter as Pessoas motivadas, através das iniciativas de gestão mencionadas anteriormente.

Mas importa, também, referir as experiências profissionais que proporcionamos a centenas de jovens que passam pela Worten anualmente em diversos formatos, sejam estágios curriculares, estágios profissionais, estágios de Verão, desenvolvimento de teses de mestrado, no âmbito de diversas parcerias e projetos que desenvolvemos em conjunto com Universidades e Escolas Técnicas.

Por exemplo, em 2022 colaboraram connosco aproximadamente 300 jovens, nas diferentes modalidades. Esta dinâmica é um win-win tanto para os jovens como para a empresa. Os primeiros, têm a oportunidade de aprender em contexto real empresarial e organizacional, enquanto para a Worten é uma forma de atrair para a empresa o talento jovem. Em média, nos últimos 5 anos, a taxa de integração dos Estágios Profissionais é de 58%, o que significa que muitos destes jovens ficam, após o estágio, a trabalhar connosco.

A atração de talento jovem é muito importante para a Worten, mas também o desenvolvimento das nossas pessoas internamente, bem como proporcionar o desenvolvimento de carreira. Destaco uma das últimas iniciativas lançadas: um programa de estágios internos – em que, por exemplo, um Vendedor que tenha porventura terminado a sua licenciatura em Marketing se poderá candidatar a um ano de estágio da Direção de Brand & Communication da Worten, mantendo naturalmente o seu salário. No final do ano, não havendo vaga na Direção em que estagiou, terá sempre assegurada a função de origem. Esta iniciativa é excelente e contribui de forma relevante para a aprendizagem e enriquecimento dos colaboradores.

Com cada vez mais tecnologia incluída em todas as fases da jornada de consumo, de que forma esta impacta os vossos colaboradores?

A Worten é uma empresa muito orientada para a tecnologia. Estamos sempre atentos às novas tendências do mercado, procurando aportar valor à experiência dos Clientes, através da inovação dos nossos processos e sistemas.

Mas também somos igualmente ambiciosos, no que diz respeito à evolução da tecnologia, internamente.

A Worten tem sido benchmark em Portugal e tem sido alvo de diversos reconhecimentos – destaco Winners (plataforma gamificada de incentivo às vendas) premiada em 2017 na categoria Best Digital Workplace pelo Portugal Digital Awards e na também na Gala de Prémios IIRH; Worten Academy (a nossa Academia de Formação Digital) premiada em 2018 na categoria Best Digital Workplace pelo Portugal Digital Awards; Wortubers (canal interno de partilha de conhecimento, com semelhança ao Youtube) premiado em 2018 na categoria Digital RH na Gala de Prémios IIRH; myWorten (a app que acompanha toda a employee experience dos colaboradores) premiada em 2020 na categoria Best Future of Work Project pelo Portugal Digital Awards.

Destaco ainda alguns reconhecimentos internacionais, precisamente com a app my Worten em 2021: Excellence in Human Capital Management (Spring) Program na categoria Best Advance in Employee Engagement e Prémio People Management Awards na categoria Best Digital / Technology Initiative In HR-L&D.

Por outro lado, em outubro do ano passado, a Worten mudou-se para um novo escritório, no World Trade Center, que foi, precisamente, desenhado com as mais avançadas tecnologias para potenciar formas de trabalhar mais colaborativas, ágeis, flexíveis e digitais. No novo escritório, toda a jornada do colaborador está assente em tecnologia, através da app MyWorten, desde a gestão de acessos, marcação de lugares e espaços para reuniões, acesso ao edifício e ao elevador e reservar refeições no restaurante, eliminando os cartões físicos e o papel.

Portanto eu diria que a Worten tem sido consistente a sua visão de aportar valor, através da tecnologia e da inovação, quer na experiência do Cliente quer na experiência do Colaborador.

Com trabalhadores também cada vez mais exigentes relativamente ao seu ‘local de trabalho’, como têm assegurado fatores de diversidade, equidade e inclusão?

‘Diversidade e Inclusão’ é precisamente um dos pilares estratégicos da gestão de Pessoas na Worten, pela relevância que damos há vários anos a estes fatores.  Mais do que nunca as empresas têm de considerar a diversidade e inclusão nas suas estratégias de recursos humanos. Não só porque os colaboradores estão mais exigentes em relação a estes fatores, mas também porque, como mencionei anteriormente, pode ser essencial para os desafios que enfrentamos ao nível da captação e retenção de talento.

A Worten está bastante focada nesta temática, tendo por base um plano de promoção de igualdade de género (a área do retalho historicamente era fortemente masculina, o que originou alguma falta de equilíbrio no que diz respeito à equidade de mulheres e homens em cargos de gestão. Estamos focados em combater esse gap histórico, com metas concretas anuais), integração de pessoas com diferentes capacidades (estamos a trabalhar com os nossos Líderes e com a equipa de Health & Safety no conhecimento que é necessário para conseguirmos adaptar os postos de trabalho e receber pessoas com deficiência ou outras limitações), suporte e incentivo à parentalidade (os nossos líderes também estão a aprender a gerir e aceitar de forma construtiva os desafios da parentalidade nas suas equipas). Por fim, o work-life balance está intimamente ligado a todos os 3 vetores que acabo de referir, pelo que é fundamental o foco em todas as iniciativas que possam contribuir para este equilíbrio (materializado nas medidas que já referi anteriormente).

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever