Quantcast
Sustentabilidade

Embalagens sustentáveis: Indústria e retalho pouco confiantes em conseguir ‘cumprir regras’

embalagens iStock

Um estudo recentemente divulgado pela empresa Aura revela que os esforços realizados quer pela indústria quer pelo retalho para tornar as embalagens mais sustentáveis tem pouca confiança por parte dos gestores.

Segundo o noticiado pela ESM, apenas um quarto dos inquiridos pela Aura disse considerar a sua estratégia para embalagens mais sustentáveis “robusta e viável”.

 

Olhando ainda à estatística, apenas um sete dos inquiridos, ou seja, 14%, diz confinar que o seu negócio está no caminho certo para responder a todas as questões de sustentabilidade de embalagem bem como conseguir garantir a conformidade com todas as regulamentações.

Greg Lawson, diretor da Aura, declarou: “Não é de se surpreender que tão poucas marcas considerem sua estratégia de embalagem sustentável como viável – muitas ainda estão muito atrasadas quando se trata de coletar os dados de que precisam.”

 

“Legislações como a EPR (Responsabilidade Estendida do Produtor (EPR)) exigem 100% de precisão de dados em todos os componentes ou marcas e os retalhistas provavelmente enfrentarão taxas mais altas. (…) As empresas precisam de processos confiáveis ​​e ágeis para coletar e gerir estes dados e projetar as suas embalagens sustentáveis ​​corretamente”, acrescentou este responsável.

Relembre-se que a Responsabilidade Estendida do Produtor (REP) no setor de embalagens é um conceito ambiental que responsabiliza os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes pelo ciclo de vida completo dos produtos que colocam no mercado, incluindo a sua recolha, tratamento e disposição final, especialmente após o consumo.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever