O Salesforce State of Commerce Report revela que 76% das empresas de e-commerce portuguesas já utilizam inteligência artificial (IA), com 24% a ter a tecnologia já totalmente implementada e 52% em fase de teste e experimentação. Acresce ainda 24% que está a avaliar se e como a IA pode ser implementada na sua operação.
O relatório destaca ainda que a utilização de carteiras digitais para pagamentos, como o ApplePay ou o Google Pay, cresceu 56% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o ano anterior. Em Portugal, 57% das empresas aceitam pagamentos com Apple Pay.
As funções de venda e comércio também deixaram de estar limitadas às montras digitais ou aplicações móveis. 40% das empresas em Portugal já têm funções de captura de pagamentos em emails de marketing e 94% registam aumentos de faturação nos canais de serviço ao cliente.
“As empresas de comércio estão focadas em impulsionarem a eficiência e o crescimento com inovações integradas e baseadas em IA, que permitem um caminho mais rápido para a compra e uma maior satisfação por parte do cliente”, explica Michael Affronti, diretor-geral e vice-presidente sénior do Commerce Cloud, na Salesforce.
A época natalícia em crescimento
Ao fechar o ano de 2023, houve duas tendências a marcarem a época de compras de Natal: a mais elevada de taxa de desconto médio desde 2020 (21%) e o aumento de compras influenciadas por tecnologia de IA (17% – representando199 mil milhões de dólares) .
Além destes, a Salesforce destaca que as vendas online a nível global atingiram 1,17 biliões de dólares (do inglês trillion) entre novembro e dezembro, numa subida de 3% face ao ano anterior.
Metodologia
A Salesforce conduziu um inquérito anónimo com uma base de 2 700 profissionais em funções de comércio eletrónico, atendimento ao cliente, tecnologia da informação, marketing, operações e vendas/desenvolvimento de negócios, cujas funções incluem estratégia e execução de comércio eletrónico.
Os dados foram recolhidos entre 6 de outubro e 8 de novembro de 2023. No universo de entrevistados incluem-se os países Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Portugal, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América.
A Salesforce analisou ainda a atividade de consumo de mais de 1,5 mil milhões de consumidores, em 64 países, entre o terceiro trimestre de 2022 e o terceiro trimestre de 2023, em sites que operam no Salesforce Commerce Cloud.