Quantcast
Retalho

E-commerce: O segredo do sucesso pode estar na entrega… grátis?

Com o crescimento do número de utilizadores de sites de e-commerce, a entrega tornou-se num dos fatores que, na grande maioria dos casos, dita ou não uma boa experiência de compra. Dispor imediatamente dos produtos adquiridos, como já todos o sabemos, é um dos aspetos valorizados pelo consumidor. Contudo, há dados novos no que diz respeito à entrega.

De acordo com um estudo recentemente divulgado pela Digital Commerce 360, os potenciais compradores de e-commerce valorizam em grande medida a possibilidade de terem a sua entrega sem custos. Aliás, este é o ponto mais ‘observado’ pelos shoppers em ambiente online.

 

Mas já lá vamos. De acordo com os dados da Digital Commerce 360 ​​e do Bizrate Insights, a importância da entrega grátis para os compradores online é ‘rainha’. Em janeiro de 2022, as referidas empresas perguntaram a 1.108 compradores on-line sobre os atributos ou condições com maior probabilidade de levá-los a fazer um pedido num site. A entrega grátis ficou no topo da lista com 76%, um valor que ultrapassou… o preço. Encontrar um preço baixo (73%), produtos em estoque (54%) e seleção de produtos e confiança na marca (empatados em 53%) foram os pontos seguidamente destacados.

A qualidade e quantidade dos produtos disponíveis (51%), o conjunto da experiência enquanto navegavam (45%) e promoções para lá da entrega grátis (45%), foram também aspetos valorizados pelos consumidores inquiridos.

 

e-commerce

A mesma pergunta… noutra data

À medida que a importante temporada de férias de 2022 se aproximava, um segundo estudo foi realizado pelas duas empresas, fazendo questões semelhantes sobre a seleção de retalhistas. Mais uma vez, a entrega grátis ficou no topo da preferência dos consumidores (66%). A seguir: preços competitivos (60%), produtos em stock (53%), velocidade de entrega (46%) e experiência geral anterior com 42%.

 

Assim, a entrega grátis aparece como fator distintivo da experiência/opção de compra na mente dos compradores online.