Quantcast
Retalho

DIA dá por concluída operação de refinanciamento e capitalização

O Grupo DIA – detentor dos supermercados Minipreço – vai aumentar o seu capital até um total de 1.028 milhões de euros.

O DIA anunciou esta quarta-feira ter dado por terminado o seu processo de aumento de capital e refinanciamento de dívida. Segundo o explicado, no dia 2 de setembro, foram satisfeitas “2021 foram satisfeitas com êxito todas as condições suspensivas necessárias para a eficácia e fecho final da operação global de capitalização e refinanciamento anunciadas pela empresa no passado mês de março, o que pressupõe a redução do endividamento financeiro líquido da companhia em cerca de 75% e a extensão dos seus vencimentos de dívida para os anos 2025 e 2026”.

Explica a retalhista que “graças ao êxito do aumento de capital e ao refinanciamento da dívida completados nos meses de agosto e setembro, respetivamente, o endividamento líquido foi reduzido em 1.028 milhões de euros, estabelecendo uma estrutura de capital sustentável a longo prazo”, algo que acresce às “melhorias operativas e de contenção de gastos situam a margem EBITDA Ajustado em 1,5% e reduzem em 44% as perdas do semestre”.

O Presidente Executivo da DIA, Stephan DuCharme, comentou estes números, lembrando que “a conclusão do acordo global em redor da estrutura de capital e refinanciamento do Grupo DIA representa um marco estratégico para a empresa e o culminar de um complexo processo de melhoria da sua estrutura de capital que apoiará a aceleração da transformação do negócio e os planos de crescimento do Grupo”.

“O Grupo DIA está a implementar de forma sistemática o seu plano estratégico anunciado em maio de 2020 através de uma série de iniciativas de amplo alcance, tanto comerciais e operacionais, como no âmbito da franquia e da tecnologia nas 4 áreas geográficas. Tudo sob uma liderança de primeiro nível, relações a longo prazo todos os nossos stakeholders, baseadas na confiança e numa cultura focada nos resultados. O plano estratégico põe o cliente no centro de tudo o que fazemos e tem como objetivo resultados sustentáveis a longo prazo para todos os stakeholders”, acrescentou DuCharme para finalizar.