Quantcast
Retalho

“Certificação? Provámos que rigor e pioneirismo a certificação e a inovação caminham lado a lado”

João Barbosa, Diretor de Qualidade, Auchan Retail Portugal, esteve à conversa com a DISTRIBUIÇÃO HOJE, analisando o 20.º aniversário da certificação de produtos frescos da retalhista.

Lembrando que, no início, havia alguma desconfiança quanto ao tema, João Barbosa mostra-se confiante que esta é hoje uma característica distintiva dos produtos Auchan, reconhecida por consumidores e… concorrência.

 

Confira a entrevista em baixo.

São 20 anos de Certificação na vossa área de produtos frescos. Que balanço fazem desta iniciativa?

 

Um balanço muito positivo. A iniciativa passou a ser um programa com maturidade e que caminha passo a passo sempre seguro e sem sobressaltos, passando por crises financeiras e pandemias em duas décadas com tantas surpresas.

O propósito inicial era de disponibilizar ao consumidor um serviço de excelência e certificado, atestado por uma entidade isenta. Sentem que por terem sido pioneiros nesta vertente estão hoje melhor preparados para responder aos desafios do cliente neste âmbito?

 

Sim, sentimos que este programa foi no inicio de um pioneirismo que até lá se costumava dizer que era um sector não certificável, pela dinâmica própria e aceleração, mas provamos que rigor e pioneirismo a certificação e a inovação caminham lado a lado em cumplicidade, logo outros concorrentes começaram a olhar para a certificação com outros olhos.

Existe sempre alguma desconfiança relativamente à certificação de produtos, existindo até alguns casos mediáticos neste âmbito. Como olham para esta problemática?

 

Temos toda a confiança nos sistemas de certificação do produto e do serviço, sabemos que as entidades envolvidas controlam e são controladas com rigor, pelo que a consequência é a desse produto ou serviço apresentar sempre uma garantia mais forte de cumprir o elevado nível de requisitos. É um “porto seguro“ para o consumidor.

João Barbosa - Auchan - 20 anos certificação

João Barbosa, Diretor de Qualidade, Auchan Retail Portugal

Atendimento e apoio ao cliente; comercialização de produtos frescos; higiene e segurança alimentar; avaliação de satisfação dos clientes; e formação e qualificação dos colaboradores são os aspetos centrais avaliados. Este parece ser um trabalho que exige continuidade para manter o nível. Como trabalham este eixo?

Trabalhamos este eixo com muito rigor e constância, com um nível de exigência elevada no dia a dia,  a que aliás  os nossos clientes já nos habituaram. É importante salientar que vamos aplicando as melhores práticas das lojas certificadas em expansão para as restantes. Facto muito relevante é o  alinhamento completo entre os eixos da certificação e os principais eixos da estratégia da Auchan Retail. Note-se que são eixos essenciais para um retalhista alimentar, incontornáveis e que sempre fizeram parte da nossa imagem: a qualidade dos nossos frescos, o saber fazer dos nossos artesãos, a preocupação com a segurança alimentar e com a satisfação do cliente.

Em que medida os colaboradores da Auchan são também chave neste sucesso que alcançam?

São “a chave”!  As nossas equipas são muito experientes, hoje é invulgar em empresas retalhistas da nossa dimensão termos equipas que misturam tão habilmente profissionais experientes com anos de casa e jovens dedicados e com paixão por aprender, fazer e vender produtos alimentares de qualidade, que tem sempre uma atenção pelo cliente com proximidade. Isto só se consegue com um elevado  nível de cultura de qualidade interiorizado nas equipas em toda a Companhia e desde o topo da gestão até as bases.

Quais os vossos objetivos futuros em termos de certificação dos vossos produtos e serviços?

Vamos continuar a implementar o sistema de gestão de Certificação de venda de produtos frescos loja a loja, passo a passo, esperamos estar em breve com pelo menos uma grande loja certificada em cada uma das nossas Regiões do País com presença de loja física Auchan e esperemos para ver se haverá mais novidades. Mas não esqueçamos que a qualidade hoje nunca está sozinha pois os requisitos sociais e ambientais são culturais em nós e as certificações SA 8000 e ambientais continuam de vento em popa. Sabemos que hoje ter alimentos de qualidade para o consumidor será um mix entre a qualidade intrínseca, o respeito pelo ambiente e a responsabilidade social de quem o produz e vende. Um bom exemplo desse conjunto de requisitos é a nossa gama de produtos cultivamos o bom, fruto de parcerias de longo prazo com fornecedores de cada país e que devem ter na essência o respeito pela qualidade genuína , o ambiente, o caráter socioeconómico e portanto ser uma parceria sustentável.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever