A “Race to Zero Breakthroughs: Retail Campaign” é a nova campanha que junta o grupo Ingka (IKEA) a três outros retalhistas mundiais, H&M Group, Kingfisher plc e Walmart. Em comunicado, o grupo Ingka revela que a campanha pretende “apoiar e a impulsionar as ações climáticas no setor, bem como a encorajar outros retalhistas a traçarem os seus objetivos, alinhados com as metas definidas no Acordo Climático de Paris”.
A campanha surge em resposta ao estado do setor do retalho, que enfrenta desafios “sem precedentes” devido às alterações climáticas, mas no qual “apenas 5% das empresas de retalho* estão publicamente comprometidas a tomar medidas para limitar o aquecimento global”.
Peter Bakker, Presidente e CEO do WBCSD, a organização que lidera a campanha, afirma: “Esta campanha é um apelo aos retalhistas de todo o mundo para que tomem medidas climáticas ambiciosas à medida que reconhecem cada vez mais os riscos colocados pelas alterações climáticas nas suas operações e cadeias de abastecimento”.
A iniciativa é liderada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e tem o apoio das Nações Unidas, através da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), e dos “Climate Champions COP26”.
* por receitas totais globais da indústria.