Quantcast
Retalho

Black Friday atinge mais de 74 mil milhões de dólares em vendas online

Black Friday atinge mais de 74 mil milhões de dólares em vendas online iStock

De acordo com a Salesforce, a Black Friday registou um volume global de 74,4 mil milhões de dólares em vendas online, com um crescimento deste segmento a crescer, a nível global, 5% face ao ano passado.

Já na Europa, os números registam um crescimento mais modesto de 1,4%. Com a Salesforce a avançar que a Inteligência Artificial (IA) e agentes de IA impulsionaram em 14,1 mil milhões de dólares as vendas da Black Friday por todo o mundo.

 

Desta forma, a análise concluiu que a utilização de funcionalidades de IA Generativa cresceu 6% na Black Friday e que, na primeira metade da Cyber Week, operadores de retalho que utilizam IA Generativa nos seus serviços registaram uma taxa de conversão 9% superior aos que não utilizaram a tecnologia.

A Salesforce indicou ainda que os descontos médios a nível global na Black Friday caíram 3% face ao ano anterior para 27%, com 80% do tráfego global nesta época de descontos a vir de dispositivos móveis, com 69% das encomendas a serem feitas também através de dispositivos móveis.

 

A análise também concluiu que a Cyber Week “chega com expectativas de impulsionar 51 mil milhões de dólares em vendas a nível global, acima dos 48,4 mil milhões de dólares registados em 2023”.

O segmento da “Saúde e beleza”, que inclui maquilhagens e cuidados para pele e cabelo, foi o que mais cresceu a nível europeu durante a Black Friday, registando um incremento de 13%, enquanto o setor de “Calçado e malas de senhora” aumentou 6% e a área relacionada com “comida e bebida” cresceu 3%.

 

Quanto aos segmentos com maior taxa de desconto na Black Friday, registaram-se na área de “Roupa e moda no geral”, que aumentou 26%. Já o setor da “Saúde e beleza” cresceu 24% e, por fim, encontra-se o segmento “Eletrónica & brinquedos”, que aumentou 21%.

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever