De acordo com a Salesforce, a Black Friday registou um volume global de 74,4 mil milhões de dólares em vendas online, com um crescimento deste segmento a crescer, a nível global, 5% face ao ano passado.
Já na Europa, os números registam um crescimento mais modesto de 1,4%. Com a Salesforce a avançar que a Inteligência Artificial (IA) e agentes de IA impulsionaram em 14,1 mil milhões de dólares as vendas da Black Friday por todo o mundo.
Desta forma, a análise concluiu que a utilização de funcionalidades de IA Generativa cresceu 6% na Black Friday e que, na primeira metade da Cyber Week, operadores de retalho que utilizam IA Generativa nos seus serviços registaram uma taxa de conversão 9% superior aos que não utilizaram a tecnologia.
A Salesforce indicou ainda que os descontos médios a nível global na Black Friday caíram 3% face ao ano anterior para 27%, com 80% do tráfego global nesta época de descontos a vir de dispositivos móveis, com 69% das encomendas a serem feitas também através de dispositivos móveis.
A análise também concluiu que a Cyber Week “chega com expectativas de impulsionar 51 mil milhões de dólares em vendas a nível global, acima dos 48,4 mil milhões de dólares registados em 2023”.
O segmento da “Saúde e beleza”, que inclui maquilhagens e cuidados para pele e cabelo, foi o que mais cresceu a nível europeu durante a Black Friday, registando um incremento de 13%, enquanto o setor de “Calçado e malas de senhora” aumentou 6% e a área relacionada com “comida e bebida” cresceu 3%.
Quanto aos segmentos com maior taxa de desconto na Black Friday, registaram-se na área de “Roupa e moda no geral”, que aumentou 26%. Já o setor da “Saúde e beleza” cresceu 24% e, por fim, encontra-se o segmento “Eletrónica & brinquedos”, que aumentou 21%.