Com 2024 a chegar à sua reta final e com 2025 já à espreita, é altura, mais do que de fazer balanços, de olhar para o que aí vem. Neste sentido, um novo estudo mostra quais as tendências que vão marcar o setor alimentar em 2025.
Com base no trabalho do Conselho de Tendências do Whole Foods Market, auscultando mais de 50 membros da equipa do Whole Foods Market, as perspetivas traçadas mostram uma aposta ‘green’, mas também algumas novidades menos esperadas.
 
Vamos ver então quais as principais tendências.
1. Snacks de fusão O relatório prevê que a área de snacks serão uma área-chave de disrupção em 2025. Pegar em snacks salgados como pipocas e adicionar-lhes sabores globais para criar “alimentos de fusão” pode ser o que os consumidores procuram. As marcas devem, além disso, ser criativas com as suas embalagens para promover raízes culturais e memórias nostálgicas de comidas da infância.
2. Dumplings a toda a hora O Whole Foods Market observou que os dumplings, incluindo formatos de porção única congelados e de refrigeração, aumentaram em popularidade e tornando-se tendência. O relatório observa que os dumplings são um alimento básico de longa data nas culinárias do mundo, o que os torna uma tendência com a qual todos se sentem conectados.
3. Os consumidores querem crocante Os dados sugerem que os consumidores querem cada vez mais adicionar textura ao café da manhã, almoço e jantar, para tornar as refeições mais atraentes. Produtos crocantes como grãos crocantes, granola, nozes fermentadas, grão-de-bico torrado e chips de cogumelo estão a tornar-se populares. Essa tendência de textura também pode ser vista em bebidas e sobremesas.
4. A transformação na hidratação O segmento das águas tem vindo a revolucionar-se. Das águas com sabores às bebidas funcionais, muitas foram as inovações trazidas para este âmbito. Picolés com eletrólitos, água de coco com gás, água com clorofila e até mesmo água proteica serão algumas das novidades a vingar.
5. O chá está de novo na moda O chá está a mudar e a apresentar-se ao consumidor com novos formatos, dos chás frios aos em pó, adicionar o seu sabor a alimentos como sobremesas e granola (chai, Earl Grey, London Fog) parece ser uma tendência lá fora. O Whole Foods Market prevê que as “festas do chá para adultos inspiradas no vintage” estão prestes a substituir o happy hour.
6. Criatividade Compostável A embalagem é um dos ângulos que o retalho e marcas têm atacado para se tornarem mais amigos do ambiente. Porém, nem sempre é possível eliminá-la. Assim, a grande aposta em 2025 parecem ser os alimentos ‘totalmente’ compostáveis.
7. Pegada Ambiental do Álcool Vinhos naturais e orgânicos podem não ser novidade, mas as marcas estão a dar-lhes um nova vida adotando práticas regenerativas e embalagens de menor impacto.
8. Fermento natural pode ser divertido A pandemia trouxe muitas alterações e o crescimento dos produtos de padaria na cesta dos consumidores parece ter sido uma das tendências que ficou. A Whole Foods Market argumenta que os supermercados começaram a usar essa tendência a seu favor, oferecendo produtos de massa fermentada, como crostas de pizza, pães achatados, brownies, biscoitos e chocolate, entre outros.
9. Ingredientes aquáticos à base de plantas O green é uma tendência, já o sabíamos, mas essa tendência parece agora ter chegado às algas. O relatório que serve de base a estas tendências faz referência ao musgo marinho – em particular, pelo seu conteúdo de ferro, magnésio e iodo – em formatos como bebidas e gomas. As lentilhas-d’água, ou lentilhas aquáticas, também se tornarão cada vez mais populares em 2025.
10. Poder da proteína Os suplementos proteicos tradicionais em pó e barras sempre foram produtos populares nos supermercados. No entanto, agora os consumidores querem aumentar o consumo de proteína nas refeições e com lanches integrais.
Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters
Subscrever