É já na próxima semana, entre 18 e 21 de março, na Fira de Barcelona’s Gran Via que ocorrerá a Alimentaria & Hostelco. A organização espera uma das edições com a maior participação de empresas e profissionais internacionais da sua história.
Com 3.200 empresas expositoras, 900 virão de fora de Espanha e 25% dos 100.000 visitantes esperados virão de mais de 120 países, consolidando assim o evento a sua posição como uma plataforma líder europeia para o setor.
Os principais desafios e tendências da indústria, como alimentos funcionais, sustentabilidade e IA, serão abordados em mais de 350 atividades e demonstrações por 700 prestigiosos especialistas e chefs.
A presente edição põe também em destaque o canal Horeca e une a oferta de exposição de Hostelco, o espetáculo Internacional de Equipamentos e Maquinaria para Restaurantes, Hospitalidade e Serviço de Alimentação, com Restaurama, o show da Alimentaria especializado em serviço de alimentação. Além disso, o novo setor de Café, Padaria & Confeitaria e a área de Catering em Coletividades, com os seus respetivos espaços para dinamização, serão adicionados a esta grande área que ocupará três pavilhões do recinto da Gran Vía.
No total, a Alimentaria & Hostelco cobrirá sete pavilhões, quase todo o espaço líquido de 100.000 metros quadrados da Fira de Barcelona’s Gran Via. O programa de exposição da Alimentaria será dividido em 13 setores: Intercarn (carne e produtos de carne), Interlact (produtos lácteos), Expoconser (produtos enlatados), Restaurama (serviço de alimentação), Snacks, Biscuits & Confectionery, Fine Foods (produtos gourmet), Organic Foods, Coffee, Bakery & Pastry, Alimentaria Trends – que inclui os segmentos em ascensão de Plant-Based, Vegan Foods, Free From (alimentos livres de alérgenos), Functional Foods e Halal; Pavilhões Internacionais (uma amostra representativa da oferta internacional através de participações agrupadas), Terras da Espanha (com representação de todos os territórios da Espanha), Grocery Foods (onde as grandes marcas demonstram sua força) e FoodTech (dedicado a equipamentos para a indústria de alimentos e bebidas). Além disso, Alimentaria Premium, o espaço mais exclusivo do show, hospedará nove firmas de alta cozinha selecionadas.
Por sua vez, o show Hostelco reunirá equipamentos, produtos, serviços e soluções tecnológicas para que profissionais dos setores de restaurante, hotel, catering e catering coletivo possam encontrar novos produtos, ideias criativas e propostas para formatos de negócios inovadores.
 
Os grandes ‘ocupantes’ e o regresso da China e de Hong Kong
Depois de Espanha, o país que ocupará mais espaço de exposição será Itália, seguida pela Turquia, China e Hong Kong, Polônia, Portugal, França, Bélgica, Alemanha, Países Baixos e Argentina. Na maioria dos casos, tanto a área quanto o número de empresas aumentarão em comparação com a edição anterior. Destaca-se o retorno das empresas asiáticas, lideradas pela China e Hong Kong, e com uma grande representação de Taiwan, Tailândia e Coreia do Sul.
Entre as empresas que visitarão a feira estão Walmart, Heb, Fresh Market e José Andrés (EUA), Grupo Abascal (México), City Super e Bidfood (China), Sodexo (Reino Unido) e Metro (Canadá).
O que ‘dominará’ a agenda
Alimentos funcionais e inteligência artificial são os ‘grandes chapéus temáticos’. Na Alimentaria & Hostelco 2024 será apresentada uma vitrine para a indústria alimentar e de hospitalidade do futuro, exibindo-se centenas de produtos inovadores, incluindo aqueles criados em resposta às preocupações dos consumidores sobre sua saúde.
Exemplos incluem alimentos funcionais, como um bife enriquecido com Ômega 3 e vitaminas graças à tecnologia 3D, ou uma cerveja sem álcool com proteínas projetadas para a recuperação muscular. Também haverá novidades à base de plantas e uma ampla gama de produtos com proteína extra: de produtos de carne de porco a pão fatiado e refeições prontas.
Outra grande novidade será The Horeca Hub, uma extensa área multidisciplinar e experiencial que divulgará conteúdo chave para o setor, como sustentabilidade, digitalização, atração de talentos e internacionalização, com a ajuda de 150 chefs de topo e especialistas em gastronomia e catering. Também mostrará como robots colaborativos, capazes de tomar decisões, transformarão os restaurantes do futuro