Sustentabilidade

Samsung substitui embalagens plásticas por materiais sustentáveis

Samsung substitui embalagens plásticas por materiais sustentáveis

A Samsung Electronics anunciou recentemente que a empresa começará, este ano, a tomar medidas para substituir os materiais de embalagem de plástico por papel e outros elementos ambientalmente sustentáveis.

A partir do primeiro semestre de 2019, as embalagens usadas atualmente para os produtos e acessórios da Samsung – desde smartphones e tablets até eletrodomésticos – serão substituídas por materiais ambientalmente sustentáveis, como plásticos e papéis reciclados / de base biológica.

Para renovar a embalagem do produto, a Samsung Electronics formou uma task-force que envolve design e desenvolvimento, compras, marketing e controlo de qualidade para encontrar ideias de embalagem inovadoras.

Para smartphones, tablets e wearables, a Samsung substituirá o plástico usado em moldes de suporte por moldes de celulose e bolsas que envolvem acessórios com materiais ecológicos. A Samsung também alterará o design do carregador do telefone, trocando o exterior brilhante por um acabamento fosco e eliminando películas de proteção de plástico, reduzindo o uso de plásticos.

Os sacos plásticos usados para proteger a superfície de eletrodomésticos, como televisores, frigoríficos, ar condicionados e máquinas de lavar roupa, bem como outros utensílios de cozinha, também serão substituídos por sacos contendo materiais reciclados e bioplásticos, que são feitos de resíduos plásticos e não materiais combustíveis fósseis como amido ou cana-de-açúcar.

Em relação ao papel, a Samsung usará apenas materiais de fibra certificados por organizações ambientais globais, como o Forest Stewardship Council, Programme for the Endorsement of Forest Certification Scheme and the Sustainable Forestry Initiative for packaging and manuals by 2020.

“A Samsung Electronics está a intensificar a abordagem das questões ambientais, como o esgotamento de recursos e resíduos de plástico”, disse Gyeong-bin Jeon, chefe do Centro Global de Satisfação do Cliente da Samsung, em comunicado. “Estamos comprometidos em reciclar recursos e minimizar a poluição proveniente dos nossos produtos. Adotaremos materiais ambientalmente mais sustentáveis, mesmo que isso signifique um aumento no custo”, salientou.

Sob a política de economia circular da empresa, a Samsung Electronics estabeleceu um plano de implementação de médio prazo para usar apenas materiais de embalagem de papel certificados por iniciativas florestais até o próximo ano. Até 2030, a Samsung pretende usar 500 mil toneladas de plásticos reciclados e reunir 7,5 milhões de toneladas de produtos descartados (ambos acumulados em 2009).