Quantcast
Produção

Projeto VIIAFOOD quer transformar setor agroalimentar português

O projeto VIIAFOOD, consórcio composto por cerca de 50 entidades, liderado pela MC e com  coordenação da PortugalFoods, foi recentemente aprovado, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). O objetivo passa por impulsionar a transformação do setor alimentar português e aumentar a competitividade das empresas nacionais.

Em comunicado, a MC explica que o consórcio promete desenvolver mais de 130 novos produtos, serviços e processos até 2025, em linha com as tendências nacionais e internacionais da alimentação saudável e da sustentabilidade.

 

O projeto vai receber um investimento global de cerca de 110 milhões de euros, sendo cerca de 50% financiado no âmbito das “Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial” do PRR e os restantes 50% pelas empresas envolvidas.

“O nosso país tem recursos e condições únicos que não podemos desperdiçar. Com o VIIAFOOD queremos elevar o setor agroalimentar português a um nível superior, em que as nossas empresas estejam capacitadas para intervir nos mercados externos de forma competente e com argumentos de peso” explica o administrador da MC, José Fortunato.

 

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da PortugalFoods, Amândio Santos, “o Pacto de Inovação VIIAFOOD é, sem dúvida, o maior movimento do setor agroalimentar português”.

Ao todo, estão envolvidas 29 empresas de diferentes áreas de atividade do setor alimentar e 20 entidades do Sistema Científico Nacional, associações do setor e laboratórios colaborativos com competências nas áreas de I&D aplicadas à área alimentar.