A Huawei Consumer BG atingiu uma quota de 10% do mercado global de smartphones. De acordo com a marca, a Huawei é hoje “o terceiro maior fabricante de smartphones” e pretende destronar a gigante tecnológica Apple.
“O mercado chinês contribuiu largamente para estes resultados, com 467 milhões de smartphones exportados ao longo do ano. Das cinco maiores vendedoras – Samsung, Apple, Huawei, OPPO e Vivo -, as três maiores marcas chinesas juntas contam com quase 20% da quota global do mercado. A Huawei ficou em terceiro lugar, com cerca de 10% da quota de mercado, mantendo um crescimento estável apesar do mercado global se apresentar estagnado. No total, a Huawei exportou 139,3 milhões de unidades em 2016, mais 30,2% comparativamente ao ano homólogo”, refere a tecnológica em comunicado.
A Huawei refere ainda que apesar da estagnação global do mercado de smartphones, o crescimento anual das exportações da marca tem permitido que esta esteja “acima da média da indústria”.
Um dos objetivos da marca passa agora por conseguir superar as vendas da Apple no mercado dos smartphones em 2017. Segundo Tina Lu, Senior Analyst da Counterpoint Research, “a atuação nos mercados asiático e norte-americano serão a chave. Se repercutirmos este sucesso na Europa, América Latina, Médio Oriente e África, então teremos uma forte oportunidade de atingir este objetivo”.
Tarun Pathak, Associate Director do Counterpoint Research, acrescenta que “a Huawei conseguiu afirmar-se no mercado premium com o lançamento do Huawei P9 e Mate 9 e continuará a apostar mais neste mercado de agora em diante, desafiando a Apple. Em 2017 esperamos que a Huawei seja recompensada pela sua expansão de canais offline com base na sua estratégia que começou no final de 2015 e que visa cobrir 1000 províncias até ao final de 2017”.