Vendas de 18 714 milhões de euros, foi quanto a Henkel registou no ano 2016, um crescimento de 3,5% face ao período homólogo que, segundo a empresa, representa um “recorde”.
Numa nota enviada às redações, a companhia revela que o lucro operacional registou um incremento de 8,5% para 3 172 milhões de euros, “um forte aumento”, segundo a Henkel.
“2016 foi um ano de sucesso para a Henkel. Apesar da conjuntura desafiante, atingimos novamente níveis recorde de vendas e lucros e cumprimos as metas financeiras para o ano fiscal. Apresentámos uma rentabilidade excelente. Pela primeira vez, atingimos um lucro operacional ajustado superior a 3 mil milhões de euros”, defende o CEO da Henkel, Hans Van Bylen. “Em setembro concluímos a aquisição da The Sun Products, que foi a segunda maior transação na história de nossa companhia. Este é um marco importante para a Henkel e reforça substancialmente o negócio de Laundry & Home Care na América do Norte. Em novembro apresentámos as novas ambições e prioridades estratégicas da Henkel de 2020 em diante. Sustentados numa base sólida, nos excelentes resultados de 2016 e nas prioridades claras assumidas para os próximos anos, estamos comprometidos em manter um desenvolvimento de sucesso no futuro”.
Sobre o ano de 2017, Hans Van Bylen refere que “esperamos que o mercado se mantenha altamente volátil e incerto. No entanto, baseados no rumo estratégico definido, na forte equipa global com que contamos e nas marcas e tecnologias inovadoras e posições de liderança no mercado, estamos bem posicionados para garantir um crescimento ainda mais lucrativo: para o ano fiscal de 2017, esperamos um crescimento orgânico das vendas de 2 a 4%. Esperamos que a nossa margem EBIT ajustada aumente para mais de 17,0% e os lucros ajustados por ação preferencial cresçam entre 7% e 9% “.
A Henkel espera gera um crescimento nas vendas orgânicas de 2 a 4% no ano fiscal de 2017 e que “cada unidade de negócios venha a gerar um crescimento das vendas orgânicas na ordem das margens acima referidas. Para o retorno ajustado sobre as vendas (EBIT), a Henkel espera um aumento em relação ao ano anterior de 17,0%”, refere.