No ano em que celebrou o seu 150º aniversário, a Bel desafiou os consumidores, de 34 países, com uma iniciativa de responsabilidade social. O objetivo era encorajar as pessoas a enviar selfies com sorrisos e postá-las no site saycheese.bel-group.com ou nas redes sociais, com cada fotografia a valer 1 euro que reverteria para a associação Aldeias de Crianças SOS.
De acordo com a Fundação Bel, a iniciativa “superou as expetativas”, com cerca de 50 mil sorrisos que se transformaram em 150 mil euros que serão agora aplicados no programa alimentar das Aldeias SOS, que oferece uma refeição tanto às crianças que frequentam as escolas destas aldeias, como às famílias mais desfavorecidas que vivem perto destas.
“ Através da iniciativa #saycheese, a Fundação Bel vai financiar refeições diárias para cerca de 1700 crianças em quatro Aldeias de Crianças SOS: no Haiti, Vietnam, Madagáscar e Mali”, refere a Bel em comunicado.
“Tal como todas as iniciativas levadas a cabo pela Fundação, o donativo que fizemos ao projeto das Aldeias de Crianças SOS segue a nossa missão de apoiar estas causas, para ajudar crianças e jovens em todo o mundo, relativamente às suas necessidades básicas”, refere o presidente da Fundação Bel, Antoine Fiévet. “Desde 2008, aquando a criação da Fundação Bel, que mantemos uma ligação com as Aldeias de Crianças SOS, sendo que já financiámos vários projetos de construção de infraestruturas e programas com vista a combater a má nutrição em Madagáscar e Mali.”
Até à data, a Fundação Bel já apoiou cerca de 200 iniciativas através de instituições e ONG’s, com cerca de 1,8 milhões de euros em assistência financeira total. Em Portugal, a Bel apoia as quatro Aldeias SOS desde 2010, oferecendo mensalmente lanches às crianças das Aldeias.