Quantcast
Alimentária Barcelona 2016

Expositores portugueses muito satisfeitos com presença na Alimentaria

P   e

Portugal é sétimo país em número de expositores na 21ª edição da Alimentaria, com 50 empresas, que terminou esta quinta-feira em Barcelona. Os expositores com quem a DISTRIBUIÇÃO HOJE falou ao longo destes dias de feira, mostraram-se muito satisfeitos com o número e qualidade dos visitantes profissionais. “Se desse preços aqui na feira, na segunda-feira já enviava um contentor de mercadoria para o México”, contou-nos, por exemplo, Nuno Guterre, CEO da Nuts Original.

“A presença na Alimentaria, a par do SIAL em Paris e da ANUGA em Colónia, foi definida como fundamental da estratégia de internacionalização das nossas associadas”, explicou-nos Amândio Santos, presidente da Portugal Foods. E ao fim de três dias, o sentimento geral dos expositores portugueses é que a feira estava “a correr muito bem, até acima das expetativas”, como afirmou ao final do dia de quarta-feira Tiago Rodrigues, diretor comercial da Sweets & Sugar.

Já a Prisca, presente em Espanha e noutros países, quer reforçar esta presença internacional, com o ambicioso objetivo de “passar de 25% hoje para 50% em 2020”, revelou o diretor comercial, José Gomes.

 

Outras empresas, como a Quinta dos Açores – que produz leite, iogurtes e gelados com marca própria e é responsável pela comercialização da Carne dos Açores IGP – ou a Casa do Valle – uma pequena quinta que produz e transforma cogumelos e laranjas –, vieram a Barcelona para se darem a conhecer ao mercado internacional e, principalmente, encontrar importadores/distribuidores, primeiramente de Espanha mas também de outros países, que queiram ter os seus produtos nos seus portefólios.

Além de um ‘cluster’ importante de várias empresas dos Açores, destacamos também a presença de várias empresas nacionais da área da panificação, pastelaria e confeitaria, embora com dimensões e objetivos diferentes.

 

A Panidor – a maior empresa do setor no nosso país com sede em Leiria, mas também com uma fábrica no Brasil – já trabalha em Espanha “com a grande distribuição, mas temos também dois distribuidores, um em Madrid e outro em Barcelona”, disse João Paulino, acrescentando “principalmente com as nossas muitas variedades de pão e com o nosso pastel de nata”. A empresa veio à Alimentaria para “reforçar a presença em Espanha e nos darmos a conhecer a outros operadores mundiais, e tem estado a correr muito bem”, destacou o diretor comercial.

Por seu lado, Liliana Oliveira, do departamento comercial da Pastelaria Rolo, de Mafra, explicou que “viemos para iniciar o nosso processo de internacionalização. Pretendemos encontrar distribuidores em Espanha para começarmos a expandir o nosso negócio”, e “temos tido muitos contactos promissores”, adiantou.

 

Portugal esteve também em destaque no concurso Best Awards 2016, onde o Friday Chic Gin, da empresa Caves da Montanha, recebeu uma medalha de bronze na categoria de “Best Branding: Packaging” de bebidas espirituosas.

Veja a reportagem completa da Alimentaria na edição de maio da DISTRIBUIÇÃO HOJE.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever