Vinhos

Nasce a Kranemann Wine Estates

Nasce a Kranemann Wine Estates

A Quinta do Convento de São Pedro das Águias, uma das mais antigas quintas do Douro, localizada no Vale do Távora, foi adquirida pelo enófilo alemão Christoph Kranemann, criando, assim, a Kranemann Wine Estates. Este projeto representa, numa primeira fase, um investimento de 12 milhões de euros, para aposta em vinhos DOC Douro, Porto e enoturismo, com o objetivo de, paralelamente, dinamizar a economia local e criar, pelo menos, 50 empregos diretos.

Nesse âmbito, são lançados agora os primeiros vinhos e, em breve, avançará a recuperação do mítico Convento de São Pedro das Águias, construção originária do séc. XII, que será valorizada enquanto unidade hoteleira.

O projeto de Christoph Kranemann é concretizado não apenas na produção de vinhos DOC Douro, traduzindo igualmente uma forte aposta no Vinho do Porto.

Para tal, conta com a ajuda do enólogo Diogo Lopes, que assume a chefia do projeto, acompanhado pela consultoria de, Anselmo Mendes, bem como da enóloga residente Maria Susete Melo.

Fruto já do trabalho preliminar da nova equipa de enologia, a Kranemann Wine Estates acaba de lançar os primeiros vinhos no mercado: Quinta do Convento Tinto 2016 (Touriga Nacional), Quinta do Convento Branco 2018 (um blend de castas tradicionais, como o Rabigato, Viosinho, Gouveio e Arinto), dois colheitas DOC Douro e os primeiros Tawny (10 e 20 anos) Kranemann, a marca de referência da casa na gama de Vinho do Porto.

Aposta enoturística
Para além dos vinhos, projeto Kranemann Wine Estates vem acrescentar, também, uma forte dimensão turística, com a construção de um novo hotel de 25 quartos, através da recuperação e valorização do convento existente. Este virá a constituir uma nova alternativa de enoturismo no Vale do Távora, dinamizando a economia da região. O plano de negócio contempla a criação de 50 empregos diretos, para operacionalização de uma infraestrutura que valorizará, essencialmente, as experiências relacionadas com o vinho, território, história e arquitetura.

Christoph Kranemann, um cirurgião alemão radicado no Canadá, descobriu a Quinta do Convento de São Pedro das Águias em 2018, enamorando-se imediatamente pelo património histórico e vitivinícola existente. Casado com uma portuguesa, conhecedor do mundo do vinho e apaixonado pelo Douro, encontrou nesta propriedade a conjugação perfeita das suas paixões: vinho, geologia, história e arquitetura.