Segundo o estudo TGI da Marktest, o café solúvel é a forma mais frequente de os portugueses beberem leite. 2,480 milhões de portugueses bebem leite com café solúvel, representando 29% dos residentes no Continente com 15 e mais anos, de acordo com os resultados da primeira vaga de 2019 do estudo TGI da Marktest.
Beber leite simples é uma opção de 25% deste universo, enquanto as papas ou cereais atraem 18,6%, o chocolate 15,8% e o café (exceto solúvel) 14,9%. Há ainda 4,5% que mencionam outros tipos de soluções para leite.
Estas opções diferem, contudo, segundo o perfil sociodemográfico dos indivíduos. Entre os homens, há “empate” entre beber leite com café solúvel ou simples. Também os jovens dos 15 aos 24 anos estão divididos entre adicionar cereais/papas ou chocolate. Os residentes na Grande Lisboa optam mais frequentemente por beber leite simples, enquanto os residentes no Grande Porto preferem adicionar cereais/papas.
O TGI estima que o universo de consumidores de leite (nos últimos 12 meses) seja superior a seis milhões de portugueses.