O mercado do gaming continua em alta no mercado português. 2018 voltou a ser um ano bastante positivo para o setor, na linha do que já tinha sido o ano 2017.
Esta tendência foi transversal, quer analisemos as consolas e/ou os PC. Apesar de nos dois últimos anos não terem aparecido novas plataformas, o dinamismo do mercado é grande, quer em termos de jogos ou acessórios. Cada vez mais aparecem jogos que permitem jogar em rede ou através de realidade virtual, o que traz novidades e, principalmente, dinamismo ao setor.
O ano de 2018 foi mais um excelente ano em termos de vendas de consolas no mercado português, tendo crescido mais de 10%, quer em unidades, quer em valor, atingindo aproximadamente as 190 mil unidades vendidas, a que corresponderam perto de 55 milhões de euros.
As denominadas consolas “Home” reforçam a sua posição no mercado e representam atualmente 95% das consolas vendidas, consequentemente as consolas “portáteis”, atualmente com pouca oferta, quer em termos de hardware e principalmente software, perderam claramente a batalha para os smartphones e tablets.
Apesar dos crescimentos não terem sido tão elevados em comparação com as consolas, também este mercado foi positivo no mercado português, tendo crescido mais de 5% em valor e 4% em unidades, atingindo mais de 1 milhão de unidades vendidas, a que corresponderam mais de 45 milhões de euros.
Estes valores referem-se apenas a jogos em formato “físico” vendidos no retalho e não contabilizando os jogos em versão digital.
Acessórios “obrigatórios”
Ao nível do jogos e acessórios de PC, os jogadores entusiastas têm de investir de forma a ter uma excelente experiência de jogo e um forte desempenho. O jogo de PC não é um sistema isolado, mas faz parte de um ecossistema muito dinâmico, ao qual monitores, ratos, teclados, auscultadores e até cadeiras pertencem, e que são dispositivos normalmente de preço elevado. No entanto, esta situação não parece ser um obstáculo para estes entusiastas dos jogos de PC, uma vez que estão dispostos a pagar mais pela experiência e envolvência do jogo.
O mercado dos acessórios tem sido um dos mercados com melhor evolução, quer pela variedade de acessórios existentes, quer, principalmente, pelo valor dos mesmos (por norma alto), o que torna este mercado de valor elevado. Em 2018, o mercado português superou os 16 milhões de euros em termos de valor, tendo no segmento “Game Pads” (comandos) o acessório mais importante, com praticamente 50% do mercado em valor, seguido dos óculos de realidade virtual com 14%. Em termos de preço médio, este atingiu os 24€, em 2018, sabendo que existem diferentes segmentos de acessórios que vão desde os 6€ de preço médio (cabo) até valores acima dos 200€ (Cadeira gaming).
Apesar da importância das consolas e dos PC, os consumidores escolhem jogar cada vez mais entre diferentes dispositivos e, geralmente, estão ativos em várias plataformas (consola, PC, smartphones ou tablet). Graças à cada vez maior disponibilidade de jogos multiplataforma, os consumidores têm mais flexibilidade sobre quando, onde e em qual dispositivo querem jogar, e esta tendência da cross plataform continuará a ganhar força nos próximos anos.
O mobile gaming continuará também a ganhar importância e relevância, quer pela capacidade dos equipamentos (o que permite que a diferença de qualidade entre o jogo num equipamento mobile vs. PC/consola tenha vindo a diminuir) ou pelo lançamento de cada vez mais jogos para o segmento mobile, ao mesmo tempo em que é lançado para PC/consola.
O jogo é uma tendência global que se reflete na procura por experiências únicas, cada vez mais em dispositivos de alto desempenho e envolvência com o jogo, mas uma coisa é certa, os consumidores continuarão a exigir experiências visuais (jogos) fascinantes e espetaculares.