Quantcast
Produção

“A Cerveja Sagres assume, desde sempre, um posicionamento inclusivo e popular”

"A Cerveja Sagres assume, desde sempre, um posicionamento inclusivo e popular"

Catarina Ferraz – responsável de marketing da Sagres

A DISTRIBUIÇÃO HOJE esteve à conversa com Catarina Ferraz, responsável de marketing da Sagres, na rubrica ‘Três perguntas a…’, para perceber como a marca se tem adaptado ao maior foco que a sustentabilidade tem assumido nas estratégias das empresas. A responsável abordou ainda como a comunicação da Sagres se tem focado em “descomplicar a vida” e o impacto da parceria com a Federação Portuguesa de Futebol.

A sustentabilidade tem-se assumido como ponto-chave no desenho da estratégia das marcas. Que iniciativas têm promovido neste âmbito?

A sustentabilidade está claramente imbuída e integrada transversalmente, com definição de ambições, nas várias atividades de negócio do Grupo SCC, e neste sentido, as marcas vão agregando iniciativas de forma natural e coerente em relação aos seus propósitos e posicionamentos.

 

Na marca Sagres temos os exemplos de ações quer no pilar ambiental onde se destacam a promoção de uma economia circular, através da disponibilização aos nossos clientes e consumidores de garrafas de vidro retornáveis; o lançamento da plataforma Drinkies360, um canal de venda online que permite ao consumidor conjugar, com toda a conveniência, o consumo de bebidas em casa com a preocupação ambiental, encomendando as nossas marcas em garrafas retornáveis, promovendo assim a reutilização das garrafas de vidro e a redução das emissões de CO2, privilegiando-se o uso de veículos elétricos para as entregas; a adoção de rótulos ambientalmente sustentáveis produzidos em papel FSC (Forest Stewardship Council); ou ainda a procura pela aquisição de matérias primas de fontes sustentáveis e, sempre que possível, locais.

No pilar social, destacamos a ação em contexto pandémico, da Plataforma “Juntos Voltamos Já” de apoio ao canal HORECA, a qual teve o suporte imediato da Cerveja Sagres. E no Pilar de consumo responsável, onde a marca defende um consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas ao mesmo tempo que proporciona aos seus consumidores alternativas de bebidas sem álcool.

Em termos de comunicação, apostaram também no descomplicar da vida, numa vida sem cerimónias. Porquê este ângulo e de que forma pensam ter sido recebida esta vossa campanha?
 

A Cerveja Sagres assume, desde sempre, um posicionamento inclusivo e popular. É a cerveja de todos e para todos, que reflete uma forma de estar transversal aos vários públicos-alvos, muito focada na simplicidade dos momentos e na forma genuína e informal de viver a vida de forma descontraída.

Acreditamos que com esta campanha qualquer pessoa consiga rever-se em alguma das situações retratadas do quotidiano, porque em todos os momentos há sempre o lado positivo da vida e os momentos são ainda melhor vividos quando os partilhamos “sem cerimónias”.

Renovaram recentemente o acordo de patrocínio com a Federação Portuguesa de Futebol. Que impacto e mensagem querem passar com esta ‘renovação’ (do acordo)?
 

A Cerveja Sagres é a marca portuguesa com maior associação ao futebol, uma ligação iniciada há quase 30 anos, com o patrocínio à Seleção Nacional desde 1993.

Sendo o futebol um território tão importante e a FPF um dos nossos maiores parceiros, pretendemos assim reforçar o nosso apoio às Seleções Nacionais de Futebol – Masculina e Feminina – acompanhando a sua evolução, vivendo intensamente as emoções do futebol e celebrando as muitas conquistas. É com as nossas Seleções que partilhamos os valores de marca mais importantes – portugalidade, convivialidade e inclusão.