Quantcast
Produção

Azeite nacional tem registado “extraordinário aumento da qualidade”

azeite - seminário Casa do Azeite

Realizou-se esta semana (28 de novembro) no Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia o seminário ‘O sector do Azeite em Portugal – crescimento e competitividade’. Capoulas Santos, ministro da Agricultura, foi um dos que marcou presença e aproveitou para destacar “desenvolvimento notável” do setor nacional do Azeite.

Durante a sua intervenção, o ministro reforçou a intenção de o Governo continuar a apoiar o sector do azeite em Portugal, “que tem tido um desenvolvimento notável, atravessando uma fase de forte crescimento e dinamismo no nosso país”. Capoulas dos Santos referiu ainda a existência de “muitos obstáculos à internacionalização dos nossos produtores”, algo que o respetivo ministério continuará a tentar colmatar.

Luís Folque, presidente da Casa do Azeite, reforçou opinião de Capoulas dos Santos, informando que se tem assistido a um “extraordinário aumento da qualidade do azeite português, sendo que cerca de 75% do azeite produzido no nosso país é virgem extra”. Uma situação que, segundo Luís Folque, mostra “o sector tem claras condições para continuar a crescer em quantidade e qualidade”.

Na campanha oleícola de 2015/2016,e dados do INE, a produção portuguesa atingiu as 109 052 toneladas, valor que representa um aumento da produção nacional em cerca de 79% face à campanha anterior e que faz desta a terceira maior produção de azeite dos últimos 100 anos.